Notícias

Vale do Ribeira conta com primeiro distrito turístico ecológico do Brasil; confira

Trata-se do sexto distrito turístico paulista, de acordo com o Governo de São Paulo

O resultado é o fortalecimento de empreendimentos e incentivo à instalação de novos negócios - Imagem: Divulgação/ G1
O resultado é o fortalecimento de empreendimentos e incentivo à instalação de novos negócios - Imagem: Divulgação/ G1

Karina Faleiros Publicado em 23/05/2024, às 12h30


O primeiro distrito turístico ecológico do Brasil, localizado no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, a 150 km da capital paulista. A criação do Portal da Mata Atlântica, com área total superior a 359.176 milhões de m², será oficializada em Miracatu (SP).

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Vale do Ribeira abriga comunidades quilombolas centenárias, remanescentes de vilas caiçaras e grupos indígenas.

Segundo o Governo de São Paulo, trata-se do sexto distrito turístico paulista, mas o primeiro do Brasil a ganhar o título de ‘ecológico’. Além de Miracatu, ele abrange áreas consideradas turísticas nas cidades de Ibiúna, Juquiá, Piedade e Tapiraí.

Com mais de 20 atrações ligadas ao turismo de natureza e aventura, como rafting, canoagem, trilhas e safarias, o Portal da Amazônia também conta com atividades como observação de aves e astros, conectados à gastronomia regional e hospedagens, segundo o g1.

De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, considerando todos os distritos em São Paulo, a movimentação financeira pode chegar a cerca de R$ 10,3 bilhões no estado, até 2030.