Vestibular

Vestibular da Fuvest tem primeira fase neste domingo

A Fuvest é a porta de entrada para a melhor universidade da América Latina

Vestibular da Fuvest tem primeira fase neste domingo - Imagem: Reprodução/ Rovena Rosa/ Agência Brasil
Vestibular da Fuvest tem primeira fase neste domingo - Imagem: Reprodução/ Rovena Rosa/ Agência Brasil

Maria Clara Campanini Publicado em 17/11/2024, às 11h41


A Universidade de São Paulo (USP) realiza neste domingo (17), a primeira fase do vestibular da Fuvest, que atraiu mais de 107 mil candidatos para disputar 8.147 vagas oferecidas em seus cursos. A prova será aplicada em 32 municípios do estado de São Paulo, abrangendo a capital, o litoral e o interior.

Os portões dos locais de exame serão abertos ao meio-dia, com início previsto para as 13h. Os participantes devem acessar a "Área do Candidato" no site oficial da fundação para verificar o endereço exato onde realizarão a prova.

Dentre os cursos oferecidos pela USP, Medicina permanece como o mais concorrido, apresentando uma relação candidato-vaga de 96,5. Este índice sofreu uma leve redução em comparação ao ano anterior devido à unificação das escolhas dos campos de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto, permitindo aos candidatos indicarem suas preferências por ordem.

O exame consiste em 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, que deverão ser respondidas no período de cinco horas. Para realizar a prova, é necessário portar documento de identidade original e caneta transparente de tinta azul. Lápis ou lapiseira, apontador e borracha são permitidos para rascunho, assim como régua transparente e alimentos leves. Entretanto, itens como boné, relógio e aparelhos eletrônicos estão proibidos. Celulares devem ser desligados e guardados em envelopes fornecidos pela organização.

A lista dos aprovados para a segunda fase será publicada em 2 de dezembro, com as provas subsequentes agendadas para os dias 15 e 16 do mesmo mês. A divulgação da primeira lista de chamada para matrícula está programada para 24 de janeiro de 2025.

Neste processo seletivo, as vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas destinadas a estudantes de escolas públicas e aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. Ao todo, são oferecidos mais de 180 cursos na instituição.