Vestibular

Relembre os essenciais para o primeiro dia de Enem

O Enem 2024 ocorrerá em duas etapas nos dias 3 e 10 de novembro

O Enem 2024 ocorrerá em duas etapas nos dias 3 e 10 de novembro - Imagem: Reprodução / Agência Brasil
O Enem 2024 ocorrerá em duas etapas nos dias 3 e 10 de novembro - Imagem: Reprodução / Agência Brasil

Gabriela Thier Publicado em 03/11/2024, às 09h55


Neste domingo (3), é iniciada a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Uma das mais importantes provas para os estudantes brasileiros, será realizada em todo o território nacional e contará com a participação de mais de 4,3 milhões de candidatos, entre estudantes e egressos.

O Enem 2024 ocorrerá em duas etapas, programadas para os dias 3 e 10 de novembro. Na primeira data, os participantes terão das 13h30 às 19h para responder a um total de 90 questões objetivas, divididas igualmente entre as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Além disso, deverão elaborar uma redação no formato dissertativo-argumentativo com limite máximo de 30 linhas.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e se encerrarão pontualmente às 13h. Após esse horário, não será permitida a entrada de candidatos. Para garantir o acesso à sala de provas, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (CNH) ou passaporte. Alternativamente, documentos digitais como o e-Título também serão aceitos.

Para realizar o exame, os candidatos devem portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além do cartão de confirmação da inscrição e documento de identificação. É aconselhado levar alimentos leves, como sanduíches, barras de cereais e chocolate, além de água em garrafa preferencialmente sem rótulo.

Em contrapartida, a posse de determinados itens é terminantemente proibida durante o exame fora do envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores. Estão inclusos nesta lista óculos escuros, chapéus ou similares; livros ou anotações; dispositivos eletrônicos como celulares ou tablets (que devem ser desligados, incluindo os despertadores); fones de ouvido; relógios; bebidas alcoólicas ou cigarro; bem como canetas não transparentes e materiais como lápis ou corretivos.