Guardas civis municipais foram acionados após gritos de 'pega ladrão' e encontraram o adolescente rendido com a joia

Gabriel Nubile Publicado em 07/10/2025, às 11h47
Gritos de "pega ladrão" chamaram a atenção de uma dupla de guardas civis municipais que fazia uma ronda pela Avenida Miguel Estefano, em Guarujá, na manhã do último domingo (05). Ao se aproximarem, os agentes se depararam com uma cena de justiça popular, um grupo de pessoas havia cercado e imobilizado um adolescente de 15 anos, que tinha acabado de roubar uma corrente de ouro de uma mulher.
Quando os guardas assumiram a ocorrência, encontraram o jovem já rendido pelos populares, ainda com a joia roubada na mão. A vítima do assalto, uma mulher de 54 anos, era a vereadora da cidade de São Lourenço da Serra, Ethel Leopoldine Gisondi (PSDB), que estava na cidade. Ela reconheceu o adolescente como o autor do crime.
O jovem, que apesar da pouca idade já tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo, foi algemado e levado para a delegacia.
Ameaça com arma de fogo
Em seu depoimento, a vereadora contou que o roubo foi muito mais grave do que parecia. Ela afirmou que o adolescente a ameaçou com uma arma de fogo para que ela entregasse a corrente. A arma, no entanto, não foi encontrada com o jovem no momento da apreensão, e a vítima tem uma explicação para isso.
Segundo ela, o adolescente não agiu sozinho. Um comparsa, que conseguiu escapar durante a confusão, teria fugido levando a arma consigo. A Polícia Civil agora trabalha para tentar identificar esse segundo suspeito, que conseguiu escapar.
O caso foi registrado como roubo na Delegacia Sede de Guarujá. Por se tratar de um ato infracional grave, análogo a um crime cometido com violência e ameaça, a autoridade policial determinou o encaminhamento do adolescente para a Fundação Casa. Ele permanecerá na instituição à disposição da Justiça da Infância e da Juventude. A ação rápida dos populares que presenciaram o crime foi fundamental para que o autor do assalto fosse detido e para que a vítima pudesse recuperar sua joia.
Leia também

Santos avança em abertura do 1º hospital pediátrico público da região

Roberto Carneiro chega à Casa Civil em movimento estratégico do governo

Perseguição e tiroteio terminam com um morto em Cubatão após furto de carro

Mesmo com aval do Ibama, juíza manda parar desmatamento de mangue em área portuária

Troca de tiros em Cubatão termina com suspeito morto e provoca correria no trânsito

Santos ganha novo ônibus elétrico que ajuda o meio ambiente e não faz barulho

Homem é preso em Cubatão após invadir casa para furtar fardos de cerveja

Moto sem placa chama atenção da PM e mulher acaba presa com veículo furtado em Itanhaém

Parada em posto de gasolina termina em prisão de foragido em Itanhaém

Bertioga, Peruíbe e Mongaguá têm mar totalmente liberado; veja as praias impróprias na região