Prisão ocorreu depois investigação da Polícia Civil, que rastreou o suspeito usando dados de aplicativos

Gabriella Souza Publicado em 03/12/2025, às 08h13
Um homem de 26 anos, chamado Antonio Carlos Soares Junior, foi detido em Itanhaém, sob a acusação de assediar e aliciar crianças e adolescentes através de uma plataforma digital. A prisão aconteceu depois que a avó de uma menina de apenas 10 anos descobriu um verdadeiro pesadelo nas conversas da neta.
A idosa encontrou fotos e textos de teor sexual trocados entre a neta e Antonio. A partir dessa denúncia, a Polícia Civil deu início a uma investigação que resultou na localização e prisão do suspeito.
Como a polícia chegou ao suspeito?
A equipe de investigação do 42º Distrito Policial, em São Paulo, comandada pelo delegado Alexandre Bento, foi fundamental para rastrear e localizar o acusado. Para chegar a Antonio, os agentes usaram uma combinação de informações, como a foto de perfil dele no aplicativo, dados de registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo registros de um app de entregas.
A prisão ocorreu em 23 de novembro, quando a polícia cumpriu mandados judiciais de busca, apreensão e detenção na casa do suspeito, localizada no bairro Nossa Senhora do Sion. No imóvel, foram recolhidos celulares e computadores. Esses aparelhos são peças-chave e estão passando por uma análise detalhada para descobrir mais detalhes sobre a conduta do homem.
Durante seu depoimento, Antonio confirmou que trocou mensagens com a garota. Ele tentou justificar os atos dizendo que tudo não passava de um "jogo", no qual ele representava o papel de "dominador". O que mais choca é que, mesmo percebendo claramente que estava falando com uma criança ou adolescente, ele afirmou que manteve o papo por sentir "prazer" naquela situação.
O suspeito confessou aos policiais que sabia estar agindo de forma errada e até reconheceu a necessidade de procurar ajuda psicológica. No entanto, ele insistiu que todos os contatos com menores de idade aconteceram apenas no ambiente virtual, negando encontros presenciais.
Até o momento, a defesa de Antonio Carlos Soares Junior não foi encontrada para comentar as acusações.
Perfil na rede social e o crime de "grooming"
A avó da vítima procurou a polícia assim que descobriu que a menina estava conversando com adultos estranhos pelo Snapchat. Um dos perfis era o de Antonio, que usava o nome 'yblackspider' e acumulava quase quatro mil seguidores, sendo a maioria de crianças e jovens.
Ele enviava fotos de conteúdo sexual, pressionava a vítima a mandar fotos de volta e fazia comentários com conotação sexual nos vídeos em que a menina aparecia dançando.
Segundo o relatório oficial da Polícia Civil, ficou evidente que o detido promovia uma interação sexual com a criança. Este tipo de crime é conhecido internacionalmente como grooming.
O que é Grooming?
Previsto na lei brasileira pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o grooming se caracteriza como o ato de aliciar, instigar, assediar ou forçar uma criança ou adolescente, por qualquer meio de comunicação, com o objetivo de praticar algum ato de natureza sexual.
O tema do aliciamento de menores e a sexualização de crianças na internet tem sido muito discutido. Em setembro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei para combater a chamada “adultização” de crianças nas redes. Essa nova regra exige que os serviços digitais vinculem os perfis de menores a um responsável e removam conteúdos abusivos, buscando proteger esse público vulnerável.
Leia também

Atividade econômica brasileira cresce 0,2% em agosto, sinalizando leve recuperação

Amor e contrato de namoro

Projeto de acessos ao túnel Santos-Guarujá vira alvo de impasse entre Porto e Governo de SP

Shopping de Praia Grande amplia polo gastronômico e atrai restaurantes de renome nacional

CASO MÁRCIA LANZANE: conheça a história do jovem que matou a própria mãe no litoral de SP

Operação Banco Master: novos escândalos no Judiciário da Bahia

Quermesse da Lagoa movimentará Morro Nova Cintra com programação junina e transmissão da Copa do Mundo

Justiça arquiva inquérito sobre morte de Ryan, mas Ministério Público abre nova investigação criminal

Yorkshire levado de residência em São Vicente retorna para casa após quatro dias

Homem é preso em Santos por suspeita de violência sexual contra criança após denúncia da família