Polícia

Briga por bullying mobiliza GCM e deixa duas mulheres feridas em escola de São Vicente

Confusão envolveu cerca de 30 pessoas e agentes precisaram usar spray de pimenta para conter mães e estudantes

Diretoria acionou a guarda e prefeitura designou psicólogos para prestar apoio aos alunos e funcionários - Imagem: Reprodução / ALESP
Diretoria acionou a guarda e prefeitura designou psicólogos para prestar apoio aos alunos e funcionários - Imagem: Reprodução / ALESP

Redação Publicado em 27/05/2026, às 09h30


Uma confusão generalizada assustou quem passava perto da Unidade Educacional Jorge Bierrenbach Senra, no bairro Rio Branco, em São Vicente. Uma briga feia envolvendo mães de alunos e estudantes na tarde da última segunda-feira (25) terminou com duas mulheres machucadas e mobilizou as forças de segurança do município. O tumulto no entorno e dentro do colégio foi tão grande que reuniu cerca de 30 pessoas no meio do bate-boca.

A Guarda Civil Municipal (GCM) precisou ser chamada às pressas para tentar acalmar os ânimos e controlar a situação. Quando os agentes chegaram ao endereço, os grupos ainda estavam se enfrentando e, para conseguir separar todo mundo e garantir a segurança dos funcionários, os guardas precisaram usar spray de pimenta para dispersar a multidão que cercava o pátio.

Discussão por bullying terminou em agressão física

De acordo com as informações registradas no boletim de ocorrência, toda a confusão começou por conta de uma desavença antiga. Uma mulher de 33 anos invadiu o colégio e começou a agredir fisicamente uma das estudantes da unidade. Em depoimento, a agressora justificou a atitude dizendo que a sua própria filha vinha sendo alvo constante de bullying e provocações por parte daquela aluna e de outros colegas de classe.

A situação saiu totalmente do controle quando a mãe da jovem que foi agredida também acabou sendo chamada para ir até a escola. Assim que as duas responsáveis se encontraram no corredor da unidade de ensino, elas começaram a trocar xingamentos e a discussão rapidamente evoluiu para uma briga corporal generalizada. Segundo as informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), as duas mulheres sofreram vários ferimentos pelo corpo e precisaram ser levadas por viaturas até o pronto-socorro municipal para receber curativos e atendimento médico. O caso foi parar na Delegacia Sede e acabou registrado oficialmente como lesão corporal.

Apoio psicológico para os alunos

A Prefeitura de São Vicente se pronunciou sobre o episódio lamentável e garantiu que está acompanhando de perto todos os desdobramentos da história. Em nota oficial, a administração municipal informou que a equipe de direção da escola tomou todas as medidas que estavam ao seu alcance logo no início do tumulto, ligando para os pais dos menores envolvidos na briga e acionando o suporte da Guarda Civil Municipal.

Para tentar diminuir o trauma causado pelo que aconteceu no local de estudo, a Secretaria de Educação também enviou uma equipe de psicólogos de plantão para o colégio. Esses profissionais estão realizando um trabalho de acolhimento e escuta com os estudantes, parentes e funcionários que presenciaram as agressões, tentando reforçar a segurança e o bem-estar dentro do ambiente escolar. A prefeitura encerrou dizendo que outras medidas administrativas e disciplinares continuam sendo tomadas pelas equipes responsáveis para que episódios assim não voltem a acontecer.