Uma cachorra comunitária foi encontrada com ferimentos graves na Praia do Canto do Forte, em Praia Grande, e recebeu atendimento veterinário.

Otávio Alonso Publicado em 29/01/2026, às 20h25
Uma cachorra comunitária foi encontrada ferida por faca na Praia do Canto do Forte, em Praia Grande, e recebeu atendimento veterinário após ser localizada por agentes da Guarda Costeira. O caso está sendo investigado pela administração municipal, que busca identificar o responsável pela agressão.
Uma cachorra comunitária foi encontrada com ferimentos provocados por faca na manhã desta quinta-feira (29), na Praia do Canto do Forte, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O animal, que costumava permanecer na base da Guarda Costeira e era conhecido por comerciantes da região, foi localizado ferido e ensanguentado, recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para cirurgia em uma clínica veterinária particular credenciada pelo município. O caso é investigado pela administração municipal, que busca identificar o autor da agressão.
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, a equipe da Guarda Costeira assumia o serviço na base instalada na Praia do Canto do Forte quando percebeu marcas de sangue no local. Em seguida, os agentes notaram a ausência da cadela que diariamente permanecia na área e iniciaram as buscas.
O animal foi encontrado embaixo de um contêiner utilizado para armazenar equipamentos. De acordo com a administração municipal, a cachorra apresentava múltiplos ferimentos compatíveis com esfaqueamento.
A Divisão de Controle de População Animal, anteriormente conhecida como Zoonoses, foi chamada ao local, realizou os primeiros procedimentos de emergência e providenciou a remoção da cachorra para uma clínica veterinária particular conveniada com a prefeitura, onde ela foi avaliada e submetida a cirurgia.
A prefeitura informou ainda que imagens de câmeras de monitoramento da orla estão sendo analisadas pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais para auxiliar na apuração dos fatos. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Guarda Civil Municipal e o caso será encaminhado ao Ministério Público.
A ONG Lar dos Pets, que atua no atendimento de animais em situação de vulnerabilidade, informou que foi acionada para prestar apoio. Segundo a entidade, os agentes relataram que a cadela apresentava sinais claros de esfaqueamento. A organização destacou que o animal era conhecido na vizinhança e recebia cuidados frequentes na base da Guarda Costeira, onde também era abrigado.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo foi procurada para comentar o caso e informou que ainda não há retorno oficial até a publicação desta reportagem.
Caso Orelha
O episódio ocorre semanas após a morte do cão Orelha, em Santa Catarina, caso que gerou grande repercussão nacional após o animal ser agredido na Praia Brava, em 4 de janeiro. Na ocasião, o cachorro não resistiu aos ferimentos e o crime passou a ser investigado pela polícia.
Leia também

Novo Conselho da Hapvida é eleito e sinaliza continuidade da estratégia empresarial

Marcelo Frigerio é apresentado como novo técnico das Sereias da Vila e destaca: “Time muito aguerrido”

Queda fatal em acesso às barcas mobiliza Samu e perícia no Centro de Santos

Coordenadora de Futebol Feminino, Picarte comenta bastidores da troca de comando das Sereias da Vila

Justiça condena empresa de van em R$ 100 mil por acidente fatal com paciente do SUS

Novo Conselho da Hapvida é eleito e sinaliza continuidade da estratégia empresarial

Homem de 58 anos é assassinado a facadas em Peruíbe

Polícia Civil recupera em antiquário da Capital santas furtadas do convento de Santos

MPF inclui Grupo Samel em processo que apura condução de pesquisa durante pandemia

Coordenadora de Futebol Feminino, Picarte comenta bastidores da troca de comando das Sereias da Vila