Durante patrulhamento na Avenida Dom Pedro, a GCM abordou um homem nervoso que portava um simulacro e confessou seu plano

Redação Publicado em 20/07/2026, às 10h51
Uma ação preventiva da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá evitou o que seria mais um assalto a comércio na cidade e tirou de circulação um homem suspeito de cometer uma série de crimes na região. O flagrante ocorreu durante a noite na Avenida Dom Pedro, no bairro da Enseada, um dos pontos mais movimentados do município.
Além de ser detido portando um simulacro, o indivíduo confessou aos agentes que estava prestes a invadir um estabelecimento no momento da abordagem.
Atitude suspeita na Avenida Dom Pedro chama a atenção
A equipe da GCM realizava um patrulhamento especializado pela avenida quando notou o homem parado em frente a um comércio. O comportamento do suspeito, que demonstrava nervosismo e observava fixamente a movimentação interna da loja, motivou os guardas a realizarem uma abordagem imediata.
Durante a revista pessoal, os agentes localizaram o armamento falso:
Ao ser questionado pelos guardas municipais sobre o que fazia ali portando o simulacro, o homem acabou admitindo o plano criminoso, revelando que a sua intenção era aguardar o momento ideal para anunciar o assalto no comércio.
Reconhecido por vídeos de assaltos nas redes sociais
O desdobramento da ocorrência trouxe à tona o histórico do suspeito. Ao analisarem os traços físicos do homem, os integrantes da GCM o reconheceram como o autor de diversos roubos recentes na cidade. O rosto e o modus operandi do criminoso já haviam sido expostos em vídeos de câmeras de monitoramento que circularam nas redes sociais nos últimos dias.
As investigações preliminares apontaram que ele vinha agindo de forma repetida contra o patrimônio local, tendo como alvos preferenciais diferentes unidades de uma mesma rede de estabelecimentos comerciais de Guarujá.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até o Distrito Policial Sede de Guarujá. Na delegacia, a Polícia Civil convocou vítimas de assaltos anteriores, que fizeram o reconhecimento formal do indivíduo. O boletim de ocorrência foi lavrado e o homem permaneceu detido na carceragem, ficando à disposição do Poder Judiciário.
Leia também

O som da chuva e dos trens me faz recordar e dormir

Quase 2 mil toneladas de lixo e gordura são retiradas do sistema de esgoto da Baixada Santista no primeiro semestre

Vazamento em adutora da Sabesp no Saboó provoca bloqueio na Rua Pio XII e exige operação especial da CET

Prefeitura de Santos inicia obras de contenção do reservatório da nova estação elevatória no Saboó

Polícia Civil apreende joias, relógios e materiais de pesagem em operação contra receptação em Guarujá

Homem faz comentários desrespeitosos em adega, ameaça clientes com falsas armas e acaba na delegacia em Itanhaém

Ricardo Couto: nome forte para o STF?

Polícia flagra falso serviço de telefonia e prende quadrilha com 150 metros de fios de cobre

Patrulha de rotina no bairro do Jabaquara termina com suspeito de tráfico atrás das grades

Último show de Ozzy Osbourne e Black Sabbath será transmitido nos cinemas