Durante patrulhamento, a PM abordou a suspeita e confirmou a pendência judicial em sistema integrado

Redação Publicado em 06/02/2026, às 09h00
A sensação de impunidade de quem tenta se esconder da lei em cidades vizinhas acabou para uma mulher nesta quarta-feira (4). Uma operação de rotina da Polícia Militar tirou de circulação uma pessoa que estava sendo procurada pela Justiça e circulava livremente pelas ruas de Peruíbe. A captura aconteceu graças ao faro dos agentes que faziam a segurança no bairro Nova Peruíbe e conseguiram identificar a pendência judicial.
Tudo começou durante um patrulhamento preventivo, aquele trabalho diário em que as viaturas percorrem os bairros para inibir crimes e verificar atitudes suspeitas. A equipe da 3ª Companhia, que pertence ao 29º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), recebeu informações privilegiadas sobre a situação da suspeita. Ao cruzarem com a mulher na via pública, os policiais realizaram a abordagem para checar os dados no sistema.
Dívida em outra cidade
A consulta ao banco de dados confirmou o que os agentes já suspeitavam. Havia contra ela um mandado de prisão ativo, que ainda não tinha sido cumprido. Curiosamente, a ordem para prendê-la não partiu de um juiz local, mas sim da 1ª Vara Criminal de Praia Grande, cidade vizinha também localizada no litoral paulista.
Esse tipo de situação é mais comum do que parece. Muitas vezes, pessoas que cometem delitos em um município acabam se mudando para cidades próximas na tentativa de "esfriar" o caso ou passar despercebidas pelas autoridades locais. No entanto, a integração dos sistemas de segurança pública permite que a polícia identifique esses foragidos independentemente de onde eles estejam tentando se esconder.
Desfecho na delegacia
No momento da abordagem, a mulher não ofereceu resistência. Ali mesmo, na calçada, ela foi informada pelos policiais sobre a existência do documento judicial e recebeu voz de prisão. Após ser cientificada de que sua liberdade havia chegado ao fim naquele momento, ela foi colocada na viatura.
A equipe conduziu a detida até o Distrito Policial da cidade para oficializar a ocorrência. Na delegacia, o delegado de plantão registrou o boletim de captura de procurado. Agora, ela permanece presa na carceragem, aguardando os trâmites legais para, provavelmente, ser transferida para o sistema prisional ou apresentada à Justiça de Praia Grande, onde deverá responder pelo processo que originou a ordem de prisão.
Leia também

Guto e Luís Miguel conquistam título de duplas no ATP Challenger de Santos; Uruguaio vence no simples

Com gols de Neymar e Adonis Frías, Santos vence Bragantino na Vila Belmiro

Charles Leclerc compra iate de R$ 74 milhões na Itália; veja as imagens

Ancelotti envia lista de 55 nomes à Fifa com Neymar e Thiago Silva no radar

Força-tarefa retira 341 kg de cocaína do casco de navio no Porto de Santos

Cidade da Polícia avança em São Bernardo e reunirá unidades especializadas da Polícia Civil

Correnteza arrasta balsa usada por comunidades quilombolas em Eldorado

Santos intensifica ações do Maio Laranja com campanha de combate à violência sexual infantil

Estado abre cadastro para contratação de professores em Santos e São Vicente

Onda polar derruba temperaturas e Baixada Santista registra manhã mais fria de 2026