Polícia

PM controla tumulto de presos e prende traficante com carga de drogas em Praia Grande

Ocorrência mobilizou reforço policial após grupo de presos tentar impedir a prisão de comparsa

Um detento foi recapturado após ser flagrado com drogas, gerando tumulto entre outros presos em Praia Grande - Foto: Divulgação/ Polícia Militar
Um detento foi recapturado após ser flagrado com drogas, gerando tumulto entre outros presos em Praia Grande - Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Redação Publicado em 08/04/2026, às 11h12


Um detento que cumpria pena no regime semiaberto voltou para trás das grades na tarde desta terça-feira (7), após ser flagrado com drogas no bairro Tude Bastos, em Praia Grande. A ocorrência, que começou com uma tentativa de fuga, acabou mobilizando um forte esquema policial devido a um princípio de tumulto causado por outros presos que realizavam trabalho externo na região. O grupo tentou cercar os policiais para evitar a prisão do comparsa, mas a situação foi controlada com a chegada de reforço.

Tudo começou quando equipes da Força Patrulha passavam pela Rua Dona Ana Nery, em um trecho de mata já conhecido pelo movimento do tráfico. Os policiais avistaram três pessoas em atitude suspeita: dois detentos e um adolescente. Ao perceber a viatura, um dos homens, que carregava uma mochila, correu em direção a um ônibus que transportava outros presos que prestavam serviços na cidade. Ele tentou se esconder entre os colegas, mas foi alcançado e detido rapidamente pelos agentes.

Tensão e tentativa de resgate

O momento de maior tensão aconteceu logo após a detenção, quando um oficial da PM voltou pelo caminho da fuga e encontrou a mochila que o suspeito havia jogado no chão. Ao perceberem que a prova do crime havia sido localizada, vários detentos que estavam no ônibus e nos arredores avançaram contra os policiais, tentando resgatar o homem preso e impedir que a mochila fosse levada. Foi necessário chamar diversas viaturas de apoio para dispersar o grupo e garantir a segurança da equipe.

Após os ânimos se acalmarem, a PM realizou uma revista minuciosa em todos os presos presentes e também no ônibus de transporte. Durante o procedimento, o adolescente que havia fugido inicialmente também foi localizado e apreendido. Um terceiro envolvido, que liderou as hostilidades contra os policiais durante o tumulto, foi identificado e detido por favorecimento pessoal.

O que foi encontrado 

Dentro da mochila dispensada pelo detento, os policiais encontraram uma carga variada de entorpecentes e equipamentos que indicam a gestão do tráfico no local. Foram apreendidos 355 gramas de maconha, 38 gramas de cocaína, além de três rádios comunicadores e embalagens plásticas. Um detalhe que chamou a atenção dos agentes foi a presença de duas baterias extras para tornozeleira eletrônica, além de uma quantia em dinheiro.

O caso foi levado para o Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande. O delegado de plantão confirmou a prisão em flagrante do detento por tráfico de drogas, o que deve fazê-lo perder o benefício do regime semiaberto e retornar para o regime fechado. O adolescente também foi indiciado pelo ato infracional e o terceiro homem responderá pela tentativa de atrapalhar a ação policial.