Santos FC

Em clássico marcado por protestos, Santos e São Paulo empatam pelo Brasileirão

Zé Rafael abre o placar, mas Calleri garante empate para o São Paulo na segunda rodada do Brasileirão

Após protesto da torcida, Santos tenta reação, mas não consegue vencer o rival em casa na Vila Belmiro - Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Gabriella Souza Publicado em 05/02/2026, às 08h28

O Santos não conseguiu segurar a vitória e ficou no 1 a 1 contra o São Paulo na noite desta quarta-feira (5). O jogo, disputado na Vila Belmiro, foi válido pela segunda rodada do Brasileirão 2026. Zé Rafael marcou para o time da casa, enquanto Calleri deixou tudo igual para os visitantes. Com esse ponto somado, o Peixe agora ocupa o 15º lugar na tabela.

Pressão e gol no fim da etapa inicial

Precisando dar uma resposta para a torcida e principalmente para a organizada que realizou um protesto de silêncio no primeiro tempo, o Santos começou a partida tentando abafar o rival. Logo de cara, Gabriel chegou a balançar a rede, mas o lance foi anulado por impedimento. Mesmo com mais posse de bola, o time comandado por Vojvoda encontrava dificuldades para furar a linha de marcação do São Paulo que se defendia em uma linha de três zagueiros. 

O São Paulo, por outro lado, levava perigo nos contra-ataques. Gabriel Brazão defendeu um chute de Bobadilla e viu uma bola de Tapia passar raspando a trave. Nos acréscimos a Vila Belmiro sai do silêncio. Aos 49 minutos, o zagueiro Adonis Frías arriscou um chute forte de longe, o goleiro Rafael espalmou para o meio e Zé Rafael apareceu rápido para o rebote e abrir o placar.

Gol marcado por Zé Rafael - Foto: Raul Baretta / Santos FC

 

Quando acabou a primeira parte, a torcida organizada voltou a cantar, mas com músicas e faixas compostas por críticas ao presidente Marcelo Teixeira e o executivo de futebol Alexandre Mattos. Além disso, o protesto também se voltou à Polícia Militar pela morte do torcedor Acarajé na Neo Química Arena, que foi atropelado por um tanque do Choque, e ninguém se pronunciou sobre o caso.

Mudanças e o empate tricolor

Na volta, o Santos quase ampliou com Gabriel Barbosa em um chute que desviou na marcação. Porém, o São Paulo melhorou com as substituições, principalmente com a entrada de Lucas Moura, que deu mais criação e a desmontagem da zaga com três jogadores, que deu mais velocidade no meio. Aos 20 minutos, o próprio Lucas cruzou da direita e Calleri, subindo mais alto que a marcação santista, cabeceou firme para empatar o jogo.

Depois que o placar ficou igual, o ritmo da partida caiu bastante. As duas equipes pareciam cansadas e o jogo ficou muito disputado no meio-campo, com pouca criatividade. O Santos ainda tentou uma última pressão nos descontos, em uma cobrança de falta de Rollheiser que João Schmidt desviou de cabeça, mas a bola foi para fora, confirmando o empate.

Agora, o Peixe dá uma pausa no campeonato nacional e foca novamente no estadual. O próximo desafio de Vojvoda e seus comandados será contra o Noroeste, no domingo (8), em Bauru, pela sétima rodada do Paulistão, e com a volta de Neymar.

Santos Vila Belmiro Brasileirão Marcelo Teixeira Alexandre mattos Vojvoda Calleri

Leia também