Com uma vantagem confortável no ranking, Alcaraz opta por não defender seu título em Roterdã, para priorizar seu físico

Gabriella Souza Publicado em 04/02/2026, às 11h49
A conquista de um grande título muitas vezes cobra um preço alto do corpo, e foi exatamente isso que aconteceu com Carlos Alcaraz. O tenista espanhol, que acabou de levantar o troféu do Australian Open, anunciou que não terá condições físicas de entrar em quadra no próximo sábado (7) para a disputa do ATP 500 de Roterdã, na Holanda. A decisão foi tomada após a constatação de que ele precisa de um tempo "off" para recarregar as energias depois de duas semanas intensas de competição no outro lado do mundo.
A confirmação da ausência veio por meio de um comunicado oficial dos organizadores do torneio holandês. Na nota, ficou claro que a prioridade do atleta agora é a saúde e a recuperação muscular. "Carlos Alcaraz, vencedor do 52º ABN AMRO Open, não defenderá seu título. O campeão do Aberto da Austrália concluiu que, após o esforço das últimas semanas, precisa de mais tempo para retornar à ação", dizia o texto divulgado.
Batalha contra gigante
A necessidade de descanso não é para menos. O título na Austrália veio de forma suada e espetacular no último domingo (1). Alcaraz teve que mostrar muita força mental e física para superar ninguém menos que Novak Djokovic.
O jogo foi uma verdadeira maratona de emoções: o espanhol começou perdendo, mas conseguiu uma virada impressionante, fechando a partida por 3 sets a 1. Esse tipo de duelo, contra um dos maiores da história, exige um nível de concentração e esforço que costuma deixar os atletas exaustos nos dias seguintes.
Em sua declaração pessoal, Alcaraz não escondeu a tristeza por ter que pular o torneio em Roterdã, onde foi campeão no ano passado. "Após consultar minha equipe, tive que tomar a difícil decisão de desistir. É decepcionante não poder retornar, pois me diverti muito lá e espero voltar em breve. Desejo aos fãs e aos organizadores uma semana fantástica", afirmou o número 1 do mundo.
Líder isolado
Apesar da baixa no torneio europeu, a situação de Alcaraz no cenário mundial é extremamente confortável. A vitória na Oceania não rendeu apenas um troféu, mas também uma vantagem gigantesca na tabela de classificação.
Ao derrotar o sérvio, o espanhol ampliou sua diferença para o segundo colocado, o italiano Jannik Sinner. Agora, Alcaraz aparece com uma folga de 3.350 pontos à frente do rival. Essa "gordura" na pontuação permite que ele se dê ao luxo de pular algumas competições menores para focar na recuperação, sem correr o risco imediato de perder o posto de melhor tenista da atualidade.

Kimi Antonelli vence no Japão e se torna o líder mais jovem da história da F1

De “Vale da Morte” a polo sustentável: Cubatão aposta em créditos de carbono para atrair investimentos

Projeto Conexão Urbana reúne prefeitos em Santos para debater futuro das metrópoles

Porto de Santos entra em comitê para ajudar na criação da Hidrovia do Rio Madeira

Novas vagas de emprego estão abertas no PAT Praia Grande; confira

Recém-nascido passa por cirurgia cardíaca à beira-leito no Hospital Brasiliense

Em coletiva, Ancelotti confirma presença de Danilo na Copa do Mundo de 2026

Verstappen detona novo regulamento e cogita aposentadoria no fim da temporada: "Antipilotagem"

Homem tenta fugir para área de mata, mas acaba preso por tráfico de drogas em Peruíbe

Buscas por turistas desaparecidos no mar de Praia Grande entram no segundo dia