Libertadores

LDU brilha e vence Palmeiras por 3 a 0 na semifinal da Libertadores

Após um primeiro tempo arrasador, a LDU ampliou a vantagem com gols de Villamil e Alzugaray, enquanto o Palmeiras lutou para reagir.

Azulgaray faz gol de penalti contra Palmeiras - Rodrigo buendia/ AFP

Jorge Simonsen Publicado em 23/10/2025, às 23h34

A LDU de Quito protagonizou uma atuação de gala nesta noite no Estádio Casa Blanca. Com pressão intensa desde o apito inicial, o time equatoriano venceu o Palmeiras por 3 a 0 e abriu grande vantagem na semifinal continental.

O início de partida já deu o tom do que viria. Logo nos primeiros minutos, Gruezo cruzou com perigo, Villamil finalizou firme e obrigou Carlos Miguel a trabalhar. Pouco depois, Quintero quase marcou de cabeça após escanteio de Quiñonez, e o próprio lateral equatoriano exigiu nova defesa do goleiro palmeirense em chute de longa distância.

A pressão deu resultado. Em bola enfiada para Quiñonez, o cruzamento, mesmo sem força, encontrou Villamil dentro da área. O meia bateu com firmeza, estufando a rede de Carlos Miguel: 1 a 0 para a LDU.

Sem reação, o Palmeiras ainda viu o rival ampliar. Após cobrança de escanteio, Quiñonez arriscou de primeira e a bola desviou no braço aberto de Andreas Pereira dentro da área. O árbitro Facundo Figueroa marcou pênalti, e Alzugaray bateu bem no canto esquerdo,  Carlos Miguel chegou a acertar o lado, mas não conseguiu evitar o segundo gol. 2 a 0 antes dos 30 minutos.

Andreas Pereira - Imagem: Reprodução/Lance

 

O time de Abel Ferreira até tentou reagir, mas pecou nas finalizações. Raphael Veiga desperdiçou um contra-ataque mandando a bola para a arquibancada, e Vitor Roque parou em grande defesa de Domínguez. Do outro lado, a LDU seguiu implacável: Bryan Ramírez deu um drible desconcertante na zaga palmeirense e deixou Villamil livre para fazer o terceiro, coroando um primeiro tempo quase perfeito dos equatorianos.

Na etapa final, o Palmeiras até melhorou um pouco, mas seguiu encontrando em Domínguez, de 38 anos, um verdadeiro muro. Flaco López teve boa chance no início, mas o goleiro salvou mais uma. Já Sosa, em jogada individual, bateu firme e obrigou Domínguez a fazer talvez sua defesa mais espetacular da noite, mantendo o 3 a 0 no placar, ainda nos acréscimos, um dos destaques da LDU Bryan Ramirez foi expulso e será desfalque para o jogo da volta. 

Com o resultado, a LDU leva uma vantagem enorme para o jogo de volta, em São Paulo. O Palmeiras precisará de uma noite inspirada diante de sua torcida para tentar reverter o placar e seguir sonhando com a vaga na final.

Palmeiras pênalti Abel ferreira Ldu Quito Alzugaray Andreas pereira Bryan ramírez Domínguez Villamil Carlos miguel Quiñonez Flaco lópez Quintero Estádio casa blanca

Leia também