Com mais de 180 formados, o programa integra currículo brasileiro e americano, preparando alunos para o futuro
Gabriel Nubile Publicado em 09/09/2025, às 13h50
O Colégio Jean Piaget celebra 15 anos de seu programa High School em parceria com a University of Missouri. A iniciativa, que permite aos alunos obter uma dupla certificação, diploma brasileiro e diploma americano, sem sair do país, foi o tema abordado em uma entrevista na rádio CBN Santos, com o diretor-proprietário da escola, Dr. Alexandre Thomaz Vieira, e a coordenadora do programa, Profª Jane Webster.
Durante a conversa, os convidados destacaram que o programa, acessível a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, já formou mais de 180 estudantes. A parceria com a Universidade do Missouri, considerada uma das 100 melhores universidades dos Estados Unidos, oferece um currículo integrado que combina as disciplinas brasileiras com matérias ministradas em inglês.
O programa inclui cursos avançados, a possibilidade de integrar a National Honor Society (NHS) e experiências internacionais, como o Summer College Vocacional. As disciplinas são focadas em áreas como Língua Inglesa, História, Economia e Ciências, visando preparar os alunos para desafios acadêmicos e profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior.
“O High School é uma grande diferença da nossa escola, é uma oportunidade de ouro para os alunos. Ele começa no nono ano e permanece até o terceiro ano do ensino médio, dentro deste método possuímos diversas diferenças, como matérias extracurriculares e a parceria com a faculdade de Missouri (Mizzou), para complementar o currículo brasileiro de estudante. Após se formarem no terceiro ano do ensino médio, nós temos o grande prazer de entregar dois diplomas aos alunos, o diploma brasileiro e o diploma americano, porém isso se deve ao empenho dos alunos, que ficam muitas vezes no período da tarde estudando e praticando, tanto em português quanto em inglês.”, destacou a coordenadora do programa, Profª Jane Webster.
O diretor-proprietário da escola, Dr. Alexandre Thomaz Vieira, destacou:
“Existe uma diferença muito grande entre você ser uma escola que oferece um programa bilíngue e você ser uma escola que está preocupada com a internacionalização do ensino. Quando você oferece a língua inglesa, você dá acesso a uma nova língua, porem não necessariamente está trazendo a cultura, o contato do aluno com uma vivência internacional, a experiência de projetos relevantes, a prática do inglês de disciplinas mais regulares na escola, por isso destaco que são duas coisas bem diferentes. Por exemplo, no High School, a partir do nono ano, todos os nossos professores não são brasileiros, nós fazemos os alunos conviverem com professores de diversas nacionalidades, americanos, ingleses, ou a própria Jane, que é da África do Sul.”
O diploma americano obtido através do programa é aceito em processos seletivos de universidades no exterior. Além disso, os alunos que concluem o High School do Missouri têm acesso direto aos cursos de graduação da universidade americana, mediante o cumprimento de pré-requisitos junto à coordenação.
Confira a entrevista na íntegra: