Defesa Civil e fiscalização de obras investigam causas do desabamento em prédio que já havia passado por vistoria

Redação Publicado em 20/04/2026, às 15h45
Dois homens ficaram feridos na manhã desta segunda-feira (20) após parte de uma laje de concreto desabar em um prédio em construção, em Santos. O acidente aconteceu por volta das 10h10, em um edifício que está sendo erguido na Rua Heitor Penteado, no bairro Marapé. Segundo o Corpo de Bombeiros, o material caiu do quinto andar da estrutura.
Socorro e estado das vítimas
As equipes do 6º Grupamento de Bombeiros foram chamadas rapidamente para atender a ocorrência. No local, os agentes encontraram os dois trabalhadores conscientes, mas com ferimentos que exigiam cuidados médicos.
Um dos rapazes, de 27 anos, teve um corte na cabeça e machucou as costas com o impacto. O outro trabalhador, um homem de 50 anos, sofreu uma queda de cerca de quatro metros de altura no momento do desabamento. Ele foi socorrido com fortes dores e suspeita de fratura na região da bacia. Ambos foram levados por ambulâncias de resgate para a Santa Casa de Santos, onde seguem sob cuidados da equipe médica.
Vistoria e fiscalização no local
A prefeitura de Santos informou que, além dos bombeiros, equipes da Defesa Civil e da fiscalização de obras também estiveram no canteiro. O prédio agora está sob a responsabilidade da Defesa Civil, que vai avaliar se o desabamento comprometeu a estrutura do imóvel ou se há riscos para as casas vizinhas.
Curiosamente, o prédio já tinha passado por uma vistoria da Defesa Civil recentemente, depois que moradores do bairro usaram a Ouvidoria Municipal para reclamar de rachaduras. Naquela ocasião, os técnicos não encontraram riscos graves e apenas deram orientações de prevenção para os responsáveis pela obra.
Agora, a fiscalização de obras vai abrir um processo administrativo para investigar detalhadamente o que causou o acidente. O objetivo é saber se as normas de segurança estavam sendo seguidas corretamente e exigir que a empresa tome todas as medidas necessárias para garantir a proteção de quem trabalha no local e de quem passa pela rua.
Leia também

Investigação avança após contestação de denúncias contra organização social de saúde

O “bateu, levou” de Lula contra Trump ajuda ou atrapalha o Brasil?

Arraiá dos Ingleses & Caiçara abre temporada junina em Santos com shows, copa do mundo e programação em três finais de semana

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

Lula ignorado no G7: ironias e desdém dos líderes

Corpo de homem desaparecido há quase uma semana é localizado em rio de Itanhaém

Moradores de São Vicente transformam rua em cenário da Copa com mobilização liderada por barbeiro de atletas da Seleção

Guarujá inicia levantamento nas escolas para identificar riscos relacionados ao trabalho infantil

Ministério Público acusa vereador de São Vicente de participação em suposto esquema de repasse de salários de assessores

Empresa de atendimento domiciliar é condenada por falhas assistenciais após morte de criança em Santos