Volume ultrapassa 16 milhões de toneladas no mês e deixa complexo portuário a menos de 8 milhões de toneladas de novo recorde anual.
Ana Beatriz Publicado em 22/12/2025, às 14h45
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou em novembro de 2025 o maior volume de cargas já movimentado para o mês, consolidando mais um marco histórico em sua operação. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), foram movimentadas 16,13 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 13,9% em comparação com novembro de 2024.
Com o resultado, o cais santista alcançou 171,62 milhões de toneladas no acumulado entre janeiro e novembro de 2025, estabelecendo também um recorde para o período. Segundo a APS, faltam apenas 7,4 milhões de toneladas para que o porto supere o recorde anual registrado em 2024, quando a movimentação total chegou a 179,8 milhões de toneladas.
O desempenho de novembro foi impulsionado, principalmente, pelas cargas ligadas ao agronegócio. Açúcar, milho, soja e adubos lideraram a movimentação no mês, refletindo a força do setor agrícola na pauta de exportações brasileiras e o papel estratégico do Porto de Santos como principal corredor logístico do país.
Outro destaque foi o fluxo de contêineres. Em novembro, o porto registrou a movimentação de 489,15 mil TEUs, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés, o que representa um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No acumulado do ano, a movimentação total de cargas cresceu 2,7% em comparação com os onze primeiros meses de 2024. Entre os produtos com maior participação estão a soja em grãos, com 33,83 milhões de toneladas, seguida pelo açúcar, com 22,45 milhões, milho, com 12,65 milhões, e celulose, que somou 8,9 milhões de toneladas e apresentou crescimento expressivo de 20,3%.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, os números confirmam a necessidade de avanços estruturais no complexo portuário. Em nota, ele destacou a importância da ampliação da Poligonal do Porto de Santos, prevista para ser formalizada em janeiro, além do reforço contínuo da infraestrutura de acesso, como o aprofundamento do canal de navegação e as obras das avenidas perimetrais.
O desempenho reforça a posição do Porto de Santos como o maior e mais importante porto da América Latina, além de evidenciar o impacto direto dos investimentos em infraestrutura na eficiência logística e na competitividade do comércio exterior brasileiro.