Ação rápida da PM aconteceu na madrugada de sábado (26), após alerta do COPOM. Homem foi flagrado cortando o material na rua
Redação Publicado em 28/09/2026, às 11h42
O furto de cabos e fios de energia, crime que frequentemente deixa vias públicas e comércios no escuro, teve mais uma tentativa frustrada neste fim de semana na Baixada Santista. Na madrugada do último sábado (26), uma resposta rápida da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de um homem que furtava fiação elétrica em plena área central da cidade de Itanhaém.
Alerta via rádio e flagrante na rua
A ocorrência foi registrada durante o período noturno, horário habitualmente escolhido por criminosos para agir na surdina, aproveitando o menor movimento nas ruas para evitar testemunhas. O plano do suspeito, no entanto, começou a desmoronar assim que o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu um alerta sobre a movimentação irregular na região central e repassou as informações imediatamente via rádio.
Assim que a chamada foi recebida, uma viatura da 2ª Companhia do 29º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) foi deslocada para realizar o patrulhamento pelas imediações indicadas. A chegada das equipes foi tão ágil que os policiais conseguiram surpreender o homem exatamente no momento em que ele praticava o crime e preparava o material para a fuga, não lhe dando qualquer chance de reação.
Material recuperado e prisão confirmada
Sem ter como justificar o delito diante da abordagem inquestionável, o indivíduo recebeu voz de prisão ali mesmo. Ele foi colocado na viatura e conduzido, juntamente com todo o volume de fiação que havia acabado de ser cortado e subtraído, para o Distrito Policial Sede da cidade de Itanhaém.
Na delegacia, após a apresentação da ocorrência pelos policiais militares, o delegado de plantão analisou as provas e ratificou a prisão em flagrante por furto. O material recuperado foi apreendido para o registro do caso e o criminoso foi encaminhado à carceragem, permanecendo agora à disposição do Poder Judiciário.