Polícia

Líder de facção é preso em Santos após operação da Polícia Federal

Investigações revelam que quadrilha operava em Belo Horizonte e Santos, com ligação a facção criminosa e crimes de lavagem de dinheiro

Operação da PF visa desmantelar esquema de tráfico de drogas e venda ilegal de armas, com investigações em andamento - Foto: Polícia Federal

Gabriel Nubile Publicado em 20/08/2025, às 09h33

A Polícia Federal desmantelou uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas, venda ilegal de armas e lavagem de dinheiro. Na manhã desta quarta-feira (20), a operação cumpriu 11 ordens de busca e apreensão e 4 de prisão em Belo Horizonte, Santa Luzia e Santos.

Segundo a investigação, a organização criminosa era comandada por um líder que se mudou de Belo Horizonte para Santos. Mesmo à distância, ele continuava no controle dos negócios ilegais, mantendo o comando sobre vários pontos de venda de drogas em bairros da capital mineira, como Conjunto Paulo VI, Piratininga, Pedreira Prado Lopes e Cabana do Pai Tomaz.

Crimes e acusações

A investigação da PF também identificou que o grupo tem ligação com uma facção criminosa. Os crimes pelos quais os investigados podem responder incluem tráfico de drogas entre estados, que é mais grave, e também a formação de um grupo para o tráfico. Além disso, os membros da quadrilha são acusados de vender armas de forma ilegal e de usar esquemas para disfarçar a origem do dinheiro sujo, um crime conhecido como lavagem de dinheiro.

A operação desta quarta-feira levou os presos para a sede da Polícia Federal para prestar depoimento e eles estão à disposição da Justiça. A investigação continua para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente o esquema.

Santos Polícia Federal drogas tráfico Belo Horizonte Crimes armas Facção Lavagem

Leia também