Vitor Roque, denunciado por ato discriminatório, pode substituir suspensão por multa se acordo for aceito pelo STJD.
Jorge Simonsen Publicado em 14/11/2025, às 15h14
O Palmeiras moveu-se nos bastidores para evitar uma punição pesada a Vitor Roque no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube apresentou à procuradoria do tribunal uma proposta de transação disciplinar, mecanismo previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que permite substituir a suspensão por uma punição alternativa, em geral multa. Se o acordo for aceito, o atacante não desfalcará o time na reta final decisiva do Brasileirão.
Vitor Roque foi denunciado pelo artigo 243-G, que trata de ato discriminatório, por causa de um post de cunho homofóbico, publicado no início de outubro após o clássico contra o São Paulo. A pena prevista varia de cinco a dez jogos de suspensão, além de multa que pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil.
O julgamento do atleta segue marcado para a próxima segunda-feira, na 2ª Comissão Disciplinar. A iniciativa palmeirense busca justamente evitar essa etapa, encerrando o caso antecipadamente caso a procuradoria aceite a transação. A movimentação foi inicialmente divulgada pelo UOL.
Mesmo envolvido no processo, Vitor Roque mantém rotina normal com a Seleção Brasileira, que disputa amistosos contra Senegal e Tunísia nesta Data Fifa. Artilheiro do Palmeiras no Brasileirão, com 16 gols, ele está na briga direta pela ponta da artilharia geral, atrás apenas de Arrascaeta e Kaio Jorge, ambos com 17.
Durante entrevista na concentração do Brasil, o atacante abordou o caso com naturalidade e reforçou que não espera punição severa:
— A cabeça está tranquila. Acho que uma conversa educativa já seria suficiente. Não foi intenção de ofender, postei sem maldade. Peço desculpa a quem se sentiu atingido. Confio no trabalho dos advogados do Palmeiras e espero seguir ajudando o time — declarou.
Enquanto aguarda o posicionamento do STJD, o Palmeiras segue trabalhando para garantir que seu principal goleador esteja disponível na fase mais quente do campeonato.