A estimativa é que entre 51 mil e 78 mil veículos devem descer a serra
Manoela Cardozo Publicado em 09/06/2023, às 09h20
Durante o fim de semana prolongado do feriado de Corpus Christi, é esperado que até 234 mil turistas visitem Santos, no litoral de São Paulo.
De acordo com informações do Diário do Litoral, a cidade oferecerá várias atrações para os visitantes e moradores locais, principalmente no Centro Histórico.
Com base em estatísticas fornecidas pela concessionária Ecovias, responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, a Seção de Pesquisa Turística da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo estima que entre 51 mil e 78 mil veículos descerão a serra em direção a Santos, o que representa entre 153 mil e 234 mil turistas na cidade.
No sábado (10) e domingo (11), a principal atração será a Festa de Portugal, o maior evento da comunidade portuguesa na Baixada Santista.
A festa espera atrair 20 mil pessoas à região do Valongo, oferecendo atrações culturais como dança e música, gastronomia típica e um espaço para crianças.
Além disso, o Outeiro de Santa Catarina realizará visitas interativas com o personagem Pirata Bob Cavendish, de sexta a domingo, às 11h e 14h. A programação é gratuita e não requer agendamento.
Ainda, durante os quatro dias do feriado, o Paço Municipal oferecerá visitas monitoradas às 14h, com pré-inscrição pelo site.
O Museu Pelé também estará aberto das 10h às 17h30, exibindo a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. Os visitantes poderão conferir documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus e muitos outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século 20', além de áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do maior jogador de todos os tempos.
Em frente ao Museu Pelé, os turistas podem embarcar na linha turística do bonde, que proporciona uma viagem no tempo pelos pontos históricos e culturais da região.
Com saída da Estação do Valongo, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico em um roteiro adaptado, oferecendo audioguias e Libras. Os bondes partem a cada 30 minutos, das 10h30 às 17h, e o valor da passagem é de R$ 7, sendo gratuita para crianças de até 5 anos no colo e guias de turismo em grupos, e com meia tarifa para maiores de 60 anos, professores e estudantes.
O Monte Serrat, que oferece a melhor vista aérea da cidade, possui atrações como um antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos. Os visitantes podem acessar o local através de uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos retratando cenas da Via Sacra, ou pelo bonde funicular. O ingresso para o bonde é de R$ 25 de segunda
Leia também
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil