Cultura

FESTA DE PORTUGAL: música, comidas típicas e lazer no Centro Histórico de Santos

O evento acontecerá no próximo final de semana

FESTA DE PORTUGAL: música, comidas típicas e lazer no Centro Histórico de Santos - Imagem: reprodução Instagram
FESTA DE PORTUGAL: música, comidas típicas e lazer no Centro Histórico de Santos - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 06/06/2023, às 10h12


A renomada celebração da comunidade portuguesa em Santos, a Festa de Portugal, terá uma edição inédita de dois dias, sábado (10) e domingo (11), das 10h às 18h, no Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo, localizado no Centro Histórico.

Organizado pela Escola Portuguesa, com o apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), este evento de destaque na Baixada Santista alcança sua 14ª edição e espera receber cerca de 20 mil visitantes, conforme estimativas dos organizadores.

No palco principal, montado em frente ao Santuário do Valongo, o público poderá desfrutar de apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital.

Uma das novidades deste ano, além da ampliação para dois dias de festa, é a expansão da Praça de Alimentação, com a oferta de pratos típicos tradicionais, cervejas e vinhos portugueses, além de uma feira de artesanato com produtos autênticos de Portugal e um espaço kids.

A Praça de Alimentação será instalada nos Arcos do Valongo, contando com uma estrutura ampla, coberta, mesas e cadeiras, proporcionando maior conforto e comodidade aos participantes.

Durante os dois dias, os amantes da cultura portuguesa terão a oportunidade de apreciar shows de fado e apresentações musicais de artistas renomados, como Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada.

Também se apresentarão ranchos folclóricos da Baixada Santista e da capital, com suas danças e músicas típicas de diferentes regiões de Portugal.

No sábado, a festa terá início às 9h na Praça Mauá, onde estará decorado um bonde com as cores e bandeiras de Portugal.

A partir dali, haverá uma ativação folclórica semelhante às marchas de Lisboa, tradição durante as festividades juninas em Portugal, convidando o público a participar do evento.

O desfile festivo será acompanhado por alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos trajados com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo.

Ao som de músicas portuguesas, os folcloristas seguirão o bonde, que levará autoridades, membros de entidades e ranchos com suas bandeiras, bem como os integrantes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não se apresentarão no palco.

Nos Arcos do Valongo, durante ambos os dias, das 13h às 18h, haverá um espaço kids com atividades recreativas, como corrida de carrinho de rolimã e bambolês, dança das cadeiras, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba-latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres de copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos temáticos da festa e coelhinho sai da toca.

Além disso, serão oferecidas oficinas de slime, confecção de chaveiros, balões, bonecos de bexiga, biscuit, competição de chute à lata e corrida de pedra, papel e tesoura.

Durante todo o dia, das 9h às 18h, também haverá tobogã inflável e cama elástica para as crianças se divertirem.

Compartilhe