Com uma programação diversificada, a loja colaborativa é um ponto de encontro para empreendedores e amantes da arte

Karina Faleiros Publicado em 21/02/2025, às 13h28
Um prédio histórico que se reinventou abrindo suas portas para o novo. Assim podemos definir a Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, no Centro Histórico), que hoje abriga a Casa do Artesão – espaço que dá origem à Loja Colaborativa Feito Santos, contando com 32 novos expositores.
No local, o público encontra obras de arte, peças de vestuário, artigos de papelaria, fotografias e obras da EcoFábrica Criativa e da Aldeia Tekoá Cerro Korá, convidada pela curadoria.
Arquiteta e artesã, Letícia Passarelli Verde, uma das expositoras da nova coleção, traz em seu trabalho um olhar repleto de cores e traços que reinterpretam as paisagens santistas. Ela registra a cidade por meio de fotografias de prédios e pontos turísticos, utilizando a aquarela para oferecer uma nova perspectiva.
Letícia faz parte da comunidade de economia criativa desde as primeiras edições do programa Feito em Santos. Ao tomar conhecimento do edital divulgado, ela se inscreveu para integrar a nova coleção da loja.
Funcionando de quarta-feira a sábado, das 10h30 às 16h30, a loja opera como uma feira de coleção rotativa, onde os expositores ocupam o espaço por um período de seis meses, cedendo-o posteriormente a outros profissionais. A troca de coleções ocorre por meio de chamamento público publicado no Diário Oficial, permitindo que os empreendedores se candidatem a expor no local.
Além de abrigar a loja colaborativa, o espaço também propõe o desenvolvimento de projetos e programas de incentivo e mentoria ao empreendedorismo nas diversas áreas da economia criativa. Em um ambiente amplo e repleto de história, a Casa do Artesão oferece oficinas e momentos de debate, apresentando novos métodos e inovações para pequenos empreendedores locais.
Até o momento, a Casa do Artesão já atendeu mais de 600 alunos em mais de 30 cursos de artesanato, abrangendo técnicas com vidro, resina, crochê, cerâmica, confecção de filtros de café, fotografia para redes sociais, criação de bonecas de pano, produção de almofadas de brinquedo, macramê, quilling, entre outras modalidades.
Leia também

Servidores de Pirassununga denunciam falta de transparência em troca de plano de saúde

Travessia de balsas é interrompida temporariamente para passagem de navio

Trotes para o SAMU crescem quase 30% em Guarujá

Desvendando o que ouvintes desejam receber

Microplásticos: estuário em Santos é um dos lugares mais contaminados do mundo

Servidores de Pirassununga denunciam falta de transparência em troca de plano de saúde

Irmãs Maria Fernanda Pinheiro e Carla Tuck Schneider se aliam a bilionário Silvio Tini contra a própria mãe

Como Abel Ferreira virou o jogo e levou o Palmeiras à final da Libertadores

Hernán Crespo exige aval em contratações e define diretrizes para o São Paulo em 2026

Hugo Souza volta a treinar no Corinthians e vira opção para Dorival contra o Grêmio pelo Brasileirão