Futebol Feminino

Brasil deve sediar Copa América Feminina em 2026 como evento-teste da Copa do Mundo

Conmebol propõe torneio no país; CBF sinaliza aprovação e vê escolha como praticamente garantida

Marta e a seleção com o troféu da Copa América feminina - Foto: AFP
Marta e a seleção com o troféu da Copa América feminina - Foto: AFP

Jorge Simonsen Publicado em 01/12/2025, às 14h59


O Brasil caminha para receber a Copa América Feminina de 2026. A competição, que serviria como evento-teste para a Copa do Mundo de 2027, ganhou força após a Conmebol sugerir oficialmente a realização do torneio no país durante reunião do conselho da entidade, em Lima, na última semana. O presidente da CBF, Samir Xaud, aprovou a ideia, e a confederação trata a chance de confirmar a sede como “muito provável”.

A proposta surge poucos meses após o Brasil conquistar seu nono título da Copa América, vencida neste ano no Equador, torneio disputado integralmente em Quito, com uso de três estádios. A edição de 2026, no entanto, terá outro propósito: testar estruturas que também serão utilizadas no Mundial, a ser realizado em oito cidades brasileiras entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.

A expectativa é que parte dos estádios selecionados para a Copa do Mundo seja utilizada na Copa América Feminina, com partidas distribuídas no meio da temporada. O futuro Mundial contará com sedes em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. O Maracanã será palco da abertura e também da final.

Desde 2023, a classificação sul-americana para a Copa do Mundo deixou de depender da Copa América, a Conmebol criou a Liga das Nações, que será concluída em 2026 e dará duas vagas diretas e duas de repescagem. Como país-sede do Mundial, o Brasil já tem lugar garantido e não disputa o torneio classificatório.

Durante o conselho realizado em Lima, a CBF também aproveitou para sugerir que Rio de Janeiro e Brasília entrem na disputa pela final da Libertadores de 2027. Assunção, no Paraguai, e La Plata, na Argentina, são outras cidades candidatas. Em 2026, a decisão será jogada em Montevidéu, no Uruguai.