O Brasil garantiu o tricampeonato no geral, no 23º Campeonato Mundial de Beach Tennis - IFBT, disputado na Sardenha, na Itália, entre os dias 11 e 15
Jelson Henrique Publicado em 20/09/2024, às 17h00
O Brasil garantiu o tricampeonato no geral, no 23º Campeonato Mundial de Beach Tennis - IFBT, disputado na Sardenha, na Itália, entre os dias 11 e 15. No evento foram disputadas a Copa das Nações, com as equipes representando seus países, e a Open, disputada no individual e em duplas, não necessariamente com os atletas do mesmo país.
Na principal categoria entre equipes, a Nations Pro, o Brasil garantiu o primeiro e terceiro lugares. O time com Luiz Basile, Erik Amorim, Nikolas Lambrakos, Patrícia Basile e Alexsandra Robertam foram os campeões. Já David Sousa, Luiz Gustavo, Júlio Fiore, Maria, Nycole Gugli, Maria Pezzoli, ficaram em terceiro. O segundo lugar ficou com o time da Itália. Nesta categoria, cada país pode contar com duas equipes.
No Avançado A, o time brasileiro foi o terceiro colocado, com Stefani Veloso Lambrakos, Gabriel Weber Souza, Lucas Dias Corrêa Cardoso, Catarina Dart Sabino Veiga, Ricardo, Marinho Sales, Arthur Alberto Diniz Alves, Vinícius Teixeira Silva, Graziele Tomazine e Letícia Pirani Diniz. O título ficou com o Equador que superou a equipe da Letônia.
O time verde amarelo, também ficou com os títulos, no intermediário master 30 e em todas as categorias junior (12, 14 e 16 anos). Na Copa das Nações, os jogos são entre as duplas masculinas e femininas, em caso de empate, entre os países, cada um escolhe uma dupla mista, para se enfrentarem e definir o vencedor. O Brasil também teve conquistas no intermediário, master 30 e 40. Além do destaque na categoria Júnior, garantindo um título inédito para a seleção brasileira, fora do Brasil.
O Presidente da Confederação Brasileira de Beach Tennis, Jorge Bierrenbach, destaca a participação da equipe brasileira. “Foi fantástico, levamos medalhas em todas as categorias, por equipes e no Open, um dos melhores desempenhos do Brasil no Mundial IFBT. O tricampeonato veio coroar o trabalho, que é feito na modalidade. Em 2022 conquistamos , em St. Carles de La Rapta, em Barcelona, ano passado em Fortaleza. Pela primeira vez tivemos a competição nas categorias juniors, vencemos todas, isso mostra que o trabalho de base está sendo bem-feito”.
Nova geração chega forte
Entre os atletas brasileiros presentes no Mundial, os irmãos Tiago e Gustavo Kunzler, do Rio Grande do Sul. Gustavo foi 2º por equipes e 3º no open, no sub 12. Os resultados já seriam relevantes, mais o que chamou atenção foi a idade, apenas 8 anos, o atleta mais novo no Mundial. “Foi uma experiência superlegal, conheci pessoas maravilhosas, que vou levar meu coração, viraram meus amigos, só os conhecia das redes sociais. Na minha idade, representar o Brasil na sub-12, foi incrível”.
Como o talento é de família, Tiago, o irmão mais velho, foi o campeão mundial, no open sub-14 e vice por equipes, e não escondeu a satisfação com a sua participação. “Me desafiei como nunca tinha feito antes, ser campeão mundial foi uma sensação maravilhosa“.
Santistas conquistam medalhas
Carlos Alberto Caruso e Rogério Garcia, conquistaram a medalha de bronze, no 40+. Caruso comemorou. "Disputar o Mundial na Itália foi uma experiência incrível. Conhecer e jogar no país que criou o Beach Tennis foi simplesmente sensacional. Enfrentamos partidas difíceis, pois o nível técnico estava muito alto, mas, com muito esforço, conseguimos conquistar a medalha de bronze. Estou muito feliz por representar o Brasil e trazer essa medalha para casa. Sem dúvida, foi uma experiência que nunca esquecerei."
Resultados Nations
Pro
1 - Brasil
2 - Itália
3 - Brasil
Avançados - A
1 - Equador
2 - Letônia
3 - Brasil
Intermediários - B
1 - Brasil
2 - Alemanha
3 - Brasil
Master 30
1- Polônia
2 - Itália
3 - Brasil
Master 40
1 - Itália
2 - Letônia
3 - Brasil
Leia também
Grupo de menores de idade cercam e roubam mulher em parada de ônibus
Praia Grande intensifica segurança pública em 2025 com 'Operação Carnaval'
Quatro cidades do litoral de SP estão com praias impróprias para banho
Justiça de Santos determina que posto de combustível pague indenização por assédio a frentista
Lula recebe ligação de Trump: vitória ou frustração?
Flamengo 1 x 0 Racing: Resumo do primeiro jogo da semifinal da Libertadores
Hugo Souza é duvida e Felipe Longo pode ser titular no Corinthians
Expectativa alta para LDU x Palmeiras na Libertadores 2025
Desempenho do São Paulo preocupa: lesões e falta de gols
Cacá Mota detalha reestruturação da Prodesan e celebra 60 anos da empresa