Esporte

Cleber Xavier é anunciado como auxiliar técnico da Venezuela

Após passagem no Santos, o técnico assume novamente o cargo de auxiliar em seleção

Após 24 anos ao lado de Tite, Cléber Xavier inicia nova jornada na seleção da Venezuela - Foto: Divulgação / Seleção Venezuelana
Após 24 anos ao lado de Tite, Cléber Xavier inicia nova jornada na seleção da Venezuela - Foto: Divulgação / Seleção Venezuelana

Gabriella Souza Publicado em 21/01/2026, às 09h05


A seleção da Venezuela tem um novo integrante de peso em sua equipe técnica: o brasileiro Cléber Xavier. O anúncio oficial aconteceu nesta terça-feira, durante uma conversa com os jornalistas, confirmando que ele será o braço direito do técnico Oswaldo Vizcarrondo. Com passagens marcantes pelo futebol nacional e mundial, Cléber chega para somar experiência a um grupo que também conta com Óscar Ortega, ex-preparador físico do Atlético de Madrid, e Mario Marín, que cuidará dos goleiros.

O fim da parceria de décadas com Tite

Muita gente conhece Cléber Xavier por ele ter sido o fiel escudeiro de Tite durante nada menos que 24 anos. Essa dupla de sucesso rodou por gigantes como Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Flamengo. O ponto alto dessa trajetória foi o período de sete anos na Seleção Brasileira, onde Cléber participou ativamente de duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022. Natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, ele sempre foi visto como uma peça-chave nas táticas de Tite, mas decidiu seguir um caminho diferente recentemente.

Experiência no Santos

No ano passado, Cléber resolveu testar suas habilidades como técnico principal e assumiu o comando do Santos em abril. No entanto, a jornada no litoral paulista não foi de bom agrado. Ele ficou no cargo por cerca de três meses e comandou o time em 15 partidas oficiais, somando cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. Durante esse tempo, chegou a treinar jogadores venezuelanos como Soteldo e Tomás Ríncon.

A saída de Santos aconteceu em agosto de 2025, após uma sequência difícil de resultados, e o ponto final foi uma derrota pesada por 6 a 0 contra o Vasco, jogando no Morumbis. Na época, o treinador já sofria bastante pressão por causa de tropeços em casa e um desempenho irregular no retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Desde que deixou o Peixe, Cléber estava aguardando uma nova oportunidade no mercado, que agora surge com esse convite para trabalhar na Venezuela.