A atleta começou a praticar o esporte em uma escola pública de São Vicente

Manoela Cardozo Publicado em 29/07/2024, às 08h58
Larissa Pimenta, judoca que conquistou a medalha de bronze na categoria até 52 kg nas Olimpíadas de Paris, é natural de São Vicente, no litoral de São Paulo.
Segundo o G1, a trajetória de Larissa no judô começou aos 8 anos, em uma escola pública da cidade, e o esporte foi um apoio fundamental em sua vida, especialmente durante momentos difíceis, como a perda de sua avó. Com 25 anos de idade, Larissa dedica 17 anos de sua vida ao judô.
Sua irmã, Letícia Pimenta, revelou que Larissa também havia conquistado uma vaga para o pan-americano de wrestling (luta olímpica), mas decidiu se concentrar totalmente no judô. O incentivo para começar no judô veio dos irmãos mais velhos de Larissa.
“Eles começaram [a treinar] primeiro e, quando chegavam em casa, queriam lutar comigo. Quando atingi certa idade, pedi para minha mãe me inscrever na escola, e foi assim que tudo começou”, explicou Larissa em um vídeo publicado em seu Instagram.
A estreia olímpica de Larissa aconteceu em Tóquio, mas um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi no início, quando seu primeiro professor em São Vicente a levou para uma seletiva nacional de judô.
“Eu estava nesse processo, lutando, lutando, e lembro que ele me segurou no colo e eu disse a ele: 'não aguento mais, chega'. E ele falou: 'só mais uma'. E foram 11 lutas”, relembrou Larissa.
O principal golpe de Larissa Pimenta é o sode-tsuri-komi-goshi, uma técnica de projeção de quadril em que a lutadora realiza a pegada nas duas mangas do quimono do oponente e o arremessa ao solo usando o quadril como alavanca. Este golpe é uma demonstração de sua habilidade técnica e força, elementos essenciais que a levaram ao pódio nas Olimpíadas de Paris.
Leia também

Briga por causa de cachorro termina com morador de rua morto a facadas

Cubatão é destaque na COP 30 e Baixada Santista corre para zerar a emissão de carbono até 2050

Cachorrinha sobrevive após comer salsicha com agulhas na Praia Grande; vizinho é investigado

Dois homens são presos por tentativa de furto em estação de transmissão em Itanhaém

Jovem é preso na Imigrantes por fingir vender água e roubar motoristas com pistola falsa

João Fonseca mostra garra, mas cai em Paris para Khachanov

Coletivo Chapéu-de-Sol lança “Antologia Primeiros Frutos” com oficina gratuita em Santos

Recuperações animam o São Paulo em semana decisiva antes do jogo com o Vasco

Abel Ferreira confia em ataque para virada no Allianz Parque

Cubatão é destaque na COP 30 e Baixada Santista corre para zerar a emissão de carbono até 2050