A atleta começou a praticar o esporte em uma escola pública de São Vicente
Manoela Cardozo Publicado em 29/07/2024, às 08h58
Larissa Pimenta, judoca que conquistou a medalha de bronze na categoria até 52 kg nas Olimpíadas de Paris, é natural de São Vicente, no litoral de São Paulo.
Segundo o G1, a trajetória de Larissa no judô começou aos 8 anos, em uma escola pública da cidade, e o esporte foi um apoio fundamental em sua vida, especialmente durante momentos difíceis, como a perda de sua avó. Com 25 anos de idade, Larissa dedica 17 anos de sua vida ao judô.
Sua irmã, Letícia Pimenta, revelou que Larissa também havia conquistado uma vaga para o pan-americano de wrestling (luta olímpica), mas decidiu se concentrar totalmente no judô. O incentivo para começar no judô veio dos irmãos mais velhos de Larissa.
“Eles começaram [a treinar] primeiro e, quando chegavam em casa, queriam lutar comigo. Quando atingi certa idade, pedi para minha mãe me inscrever na escola, e foi assim que tudo começou”, explicou Larissa em um vídeo publicado em seu Instagram.
A estreia olímpica de Larissa aconteceu em Tóquio, mas um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi no início, quando seu primeiro professor em São Vicente a levou para uma seletiva nacional de judô.
“Eu estava nesse processo, lutando, lutando, e lembro que ele me segurou no colo e eu disse a ele: 'não aguento mais, chega'. E ele falou: 'só mais uma'. E foram 11 lutas”, relembrou Larissa.
O principal golpe de Larissa Pimenta é o sode-tsuri-komi-goshi, uma técnica de projeção de quadril em que a lutadora realiza a pegada nas duas mangas do quimono do oponente e o arremessa ao solo usando o quadril como alavanca. Este golpe é uma demonstração de sua habilidade técnica e força, elementos essenciais que a levaram ao pódio nas Olimpíadas de Paris.
Leia também
Idosa acusada de furtar lojas afirma: “Não tenho para onde ir” após ser liberada pela polícia
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Após denúncia, DIG encontra mais de 4 kg de drogas em ponto do tráfico
Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral de SP, é assassinado em Praia Grande
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Espetáculo de Circo "Quiçá" é atração neste sábado (20) em Santos
We.Master amplia mentoria empresarial para PMEs no Brasil
Atrasos no programa FX-2: custos e consequências
Tarcísio promete resposta dura após assassinato de Ruy Ferraz
Polícia identifica dois suspeitos pelo assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz em Praia Grande