Empate mantém o Santos na 16ª posição, um ponto acima do rebaixamento, após jogo intenso no Rio de Janeiro

Gabriella Souza Publicado em 26/10/2025, às 19h39
Pela 30° rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Santos empataram em 2 a 2 nesta quarta-feira (26), no Estádio Nilton Santos. O placar manteve o Peixe na 16º colocação com um ponto a mais do primeiro time da zona de rebaixamento, o Vitória.
O técnico Vojvoda armou uma escalação nova desde sua chegada para este jogo, com uma linha de três zagueiros e deixou o Guilherme no banco em um 3-5-2.
O Santos entrou em campo com: Brazão; Adonis Frias, Alexis Duarte e Luan Peres; Igor Vinicius, Schmidt, Victor Hugo, Rollheiser e Souza; Barreal e Lautaro.
Primeiro tempo
O jogo começou melhor para o Botafogo. Com apenas 22 segundo no relógio, o atacante Joaquin Correa abriu o placar para o time da casa. O gol veio de uma falha geral da marcação do Santos; o Botafogo chegou à vontade, e Adonis estava mal posicionado, tomando a bola nas costas e vendo o adversário balançar as redes.
A pressão alvinegra seguiu intensa. Aos 15 minutos, o Botafogo desperdiçou uma oportunidade clara de cabeça com Cris Ramos, que não aproveitou a chance mesmo com o Santos atuando com três zagueiros.
O Santos conseguiu se recompor e, aos 26 minutos, empatou a partida merecidamente. Em um bom cruzamento, a bola encontrou Souza, que apareceu atrás do zagueiro para finalizar.
A alegria, porém, durou pouco. Aos 28 minutos, Adonis, que já não fazia uma boa partida, cometeu uma falta perigosa na entrada da área, indicando um momento de instabilidade do lado direito da defesa santista.
Aos 38 minutos, o Botafogo voltou a marcar. Novamente com Correa, o Botafogo fez 2 a 1, e explorou mais uma vez a falha da marcação do lado direito da defesa santista.
O fim do primeiro do tempo finalizou com o Santos atrás do placar e marcado por falhas da arbitragem.

O técnico santista promoveu uma alteração no intervalo e entrou Guilherme no lugar do amarelado Duarte, buscando dar mais consistência e velocidade ao ataque do time.
A segunda etapa começou mais equilibrada, mas com sustos. O goleiro Brazão fez uma grande defesa após nova falha de marcação dentro da área. No contra-ataque, o Santos desperdiçou uma ótima chance de empate quando Guilherme fez um passe mal feito para Lautaro.
Após muita pressão, aos 23 minutos o Santos sofreu dois pênaltis em um mesmo lance, e o árbitro marcou um em cima de Souza. Para a batida, Barreal cobrou com perfeição e empatou o jogo por 2 a 2.
Vojvoda faz algumas mudanças do time e volta ao longo da partida com o 4-4-2 que foi implementado desde sua chegada. Assim, entraram Guilherme, Escobar, Tiquinho, Arão e Caballero.
Nos minutos finais, o Santos conseguiu segurar o ataque botafoguense com o Brazão, que fez milagres no gol e garantiu que o placar não se alterasse mais.
As melhores atuações foram de Souza, que pega a titularidade da lateral esquerda depois de muitos pedidos da torcida, além de Brazão, quando se recupera de um primeiro tempo abaixo e faz um bom jogo na segunda parte.

Assim, a partida terminou 2x2, com um ponto essencial fora de casa para a sequência do campeonato. No próximo fim de semana, o Santos vai receber o Fortaleza na Vila Belmiro.
Leia também

Santos busca o empate após ficar duas vezes atrás do placar no Nilton Santos

Segunda edição do Dores de Amores promove arte, reflexão e empoderamento no próximo sábado (1º)

Praia Grande confirma caso de meningite em aluna; Vigilância monitora escola

Sabesp é multada em R$ 162 mil pela Prefeitura de Bertioga

Acqua Mundo em Guarujá terá ingresso por R$ 10 no feriado

Santos busca o empate após ficar duas vezes atrás do placar no Nilton Santos

Polícia Civil desmantela esquema de delivery de maconha 'de luxo' em Praia Grande

Montanha-russa no tempo: Baixada Santista terá sol, chuva e queda de temperatura

Prefeitura de Mongaguá aperta fiscalização e impõe limites a quiosques na orla

Incêndio em palafitas de Cubatão destrói 7 casas e deixa feridos