Com o empate em 1 a 1, Santos continua na 16ª posição e precisa urgentemente de vitórias para evitar o rebaixamento

Gabriel Nubile Publicado em 02/10/2025, às 10h19
A torcida do Santos saiu da Vila Belmiro com a sensação de ter visto um "filme repetido" na noite desta quarta-feira (1º). Novamente, o time jogou melhor, dominou o adversário, criou inúmeras chances, mas a falta de pontaria custou caro. O Peixe só conseguiu um empate em 1 a 1 com o Grêmio e, mais uma vez, deixou a impressão de que perdeu dois pontos, em vez de ganhar um.
O resultado do jogo, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, não ajuda muito a situação da equipe na tabela. Com o empate, o Santos permanece na 16ª posição, com 27 pontos, ainda muito próximo da zona de rebaixamento. O gol santista foi marcado por Lautaro Díaz, enquanto Edenílson fez para o time gaúcho.
O roteiro do 'quase'
Assim como no jogo anterior contra o Bragantino, o Santos tomou a iniciativa desde o início. No primeiro tempo, a equipe teve o controle total da partida, com muito mais posse de bola e oito finalizações, mas pecou na hora de concluir as jogadas. A melhor chance foi desperdiçada e o time ainda levou um susto quando o Grêmio teve um gol anulado pelo VAR, após a revisão de um toque de mão na jogada.
O castigo pelo desperdício veio no segundo tempo. Em um dos poucos ataques do Grêmio, uma falha de marcação da defesa santista permitiu que Edenílson aparecesse livre na área para abrir o placar. Com a desvantagem, o Santos se lançou ao ataque de forma desordenada, na base da pressão. O meia Zé Rafael, em noite inspirada, acertou a trave duas vezes.
De tanto insistir, o gol de empate finalmente saiu. Após uma cobrança de escanteio de Robinho Jr., Zé Rafael cabeceou no travessão e, no rebote, o atacante Lautaro Díaz, também de cabeça, mandou para o fundo da rede, salvando o time da derrota.
Apesar de o técnico Juan Pablo Vojvoda seguir invicto no comando do Peixe, agora com uma vitória e quatro empates, a sequência de empates freia uma reação mais forte no campeonato. A evolução no futebol da equipe é nítida, com um time mais dominante e agressivo, mas para se afastar de vez do fantasma do rebaixamento, será preciso transformar as boas atuações em vitórias, principalmente na dura sequência que vem pela frente, contra adversários diretos como Ceará, Corinthians e Vitória.
Leia também

Secretário de saúde de Guarujá revela detalhes sobre primeiro programa municipal de AIDS do Brasil

Fogo amigo na pré-candidatura de Flávio Bolsonaro

Acidente fatal em Mongaguá: pedestre morre após ser atingido por vários veículos em rodovia

Guarujá apreende mais de 240 pranchas e infláveis após aviso dos bombeiros

Paciente desconfia e polícia prende falso médico que atendia em unidade de saúde de Cananéia

Crise no São Paulo expõe suspeitas de esquema milionário ligado ao presidente da FPF

Projeto que levou escola de Cubatão ao título de melhor do mundo será expandido para 100 unidades em SP

Idoso é agredido em assalto e tem carro levado com cachorro dentro em Peruíbe

Prefeitura de Santos rescinde contrato e multa empresa por atraso em obra esportiva

Trap nacional, atividades infantis e vinil: Baixada Santista tem programação diversa no fim de semana