Santos FC

Santos não é efetivo, leva goleada do Ceará e volta a se preocupar com o Z-4

Com uma atuação sem criatividade e erros defensivos, o Santos estaciona nos 28 pontos e se aproxima da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Após uma sequência de melhora, Santos apresenta desempenho fraco e é derrotado pelo Ceará, aumentando a pressão na luta contra o rebaixamento - Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Após uma sequência de melhora, Santos apresenta desempenho fraco e é derrotado pelo Ceará, aumentando a pressão na luta contra o rebaixamento - Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Gabriel Nubile Publicado em 06/10/2025, às 08h33


O Santos que vinha mostrando melhora e dando esperança ao seu torcedor sob o comando de Juan Pablo Vojvoda parece ter ficado no passado. Em uma noite para esquecer, o time teve uma atuação apática, cheia de erros e sofreu uma dura derrota por 3 a 0 para o Ceará, neste domingo (05), na Arena Castelão. O desempenho ruim lembrou os piores momentos da equipe na temporada e ligou novamente o sinal de alerta na luta contra o rebaixamento.

A derrota, a primeira do técnico argentino no comando do Peixe, foi dolorida. O placar de 3 a 0 foi construído com gols de Lucas Mugni, Pedro Henrique e Fernando Sobral, o resultado estacionou o Santos nos 28 pontos no Campeonato Brasileiro, na 16ª posição, perigosamente perto da zona de rebaixamento.

O que se viu em campo foi um time com muitos erros individuais, com pouquíssima criatividade e que finalizou mal nas oportunidades que teve. A postura agressiva de marcar a saída de bola do adversário, que vinha sendo a marca do time de Vojvoda, simplesmente não apareceu. Pior do que a falta de inspiração no ataque, no entanto, foi o desastre do sistema defensivo.

Uma sucessão de erros defensivos

Os três gols do Ceará nasceram de falhas da defesa santista. O primeiro começou com um erro do goleiro Gabriel Brazão, que tentou sair jogando e entregou a bola nos pés do adversário. Na sequência da jogada, a defesa continuou batendo cabeça, permitindo que Lucas Mugni marcasse no rebote.

O segundo gol também teve participação decisiva de um defensor do Santos. O lateral Escobar errou ao tentar cortar um passe, e a bola sobrou livre para o ataque do Ceará, que não perdoou e ampliou o placar com Pedro Henrique. O terceiro gol foi o retrato da bagunça em que o time já se encontrava, deixando um espaço enorme para Fernando Sobral chutar e fechar a conta.

A atuação ruim foi coletiva, mas alguns jogadores estiveram muito abaixo do esperado, e até mesmo as escolhas do técnico Vojvoda foram questionadas. Agora, a equipe terá que juntar os cacos e aproveitar a nova pausa no campeonato para a Data Fifa. Este período sem jogos será fundamental para o treinador corrigir os muitos erros e tentar recolocar o time nos trilhos antes da reta final do Brasileirão, que promete ser de muita pressão.

Próximo jogo do Santos

O próximo compromisso do Peixe é contra o seu rival Corinthians dia 15 deste mês na Vila Belmiro, o Clássico Alvinegro será transmitido às 21:30, a partida ocorrerá pela 28ª rodada do Brasileirão.