Clube deve mais de 2 milhões de euros ao time francês; sanção só cai se o Peixe quitar o valor integral

Gabriella Souza Publicado em 02/07/2026, às 13h20
O Santos Futebol Clube sofreu um novo e duro golpe em seu planejamento financeiro e esportivo. O clube foi oficialmente incluído na lista de punidos com o "transfer ban" da Fifa, ficando proibido de registrar novos jogadores. A sanção decorre do não pagamento de uma dívida com o Monaco, da França, referente à contratação do volante Jean Lucas, realizada em 2023.
Pela determinação da entidade máxima do futebol, o Peixe não poderá inscrever atletas por até três janelas consecutivas de transferências. A punição só será derrubada antes desse prazo caso a diretoria santista quite o montante pendente de 2,032 milhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 12 milhões na cotação atual) devido à equipe francesa.
Recursos esgotados na Corte Arbitral do Esporte
A disputa jurídica arrasta-se desde o ano passado. O Santos havia sido condenado em primeira instância pela Fifa em 20 de maio de 2025. Buscando ganhar tempo e reverter o cenário, o departamento jurídico do Alvinegro recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, o tribunal máximo do esporte mundial.
No entanto, as tentativas de defesa falharam, já que no fim de maio deste ano, o CAS rejeitou integralmente o recurso do Santos. A corte manteve a condenação original referente a Jean Lucas, que já nem está mais na Vila Belmiro, defendendo atualmente as cores do Bahia.
Entenda a origem da dívida com o Monaco
O acordo original de compra de Jean Lucas foi fechado pelo valor total de 6 milhões de euros. O Santos honrou os primeiros compromissos, quitando a primeira parcela em 31 de agosto de 2023 e a segunda em 30 de junho de 2024.
O problema surgiu na terceira e última prestação, no valor de 2 milhões de euros, que venceu em 31 de janeiro de 2025 e não foi paga. Na ocasião, a gestão santista tentou propor um novo desmembramento do valor (metade para agosto de 2025 e o restante para janeiro de 2026), mas a diretoria do Monaco rejeitou a proposta e acionou a Fifa imediatamente.
Em entrevistas recentes, o presidente Marcelo Teixeira já havia manifestado forte preocupação com o desfecho do caso. Ele revelou que o clube vinha buscando linhas de crédito e novas formas de negociação direta com os franceses para tentar selar um acordo amigável, mas a inclusão no sistema de punições da Fifa antecipou a necessidade de uma solução financeira urgente para destravar o mercado do clube.
Leia também

Com gols de Guilherme e Serginho, Santos vence Ituano e encaminha retorno à Série A do Brasileirão

Polícia Civil acaba com "delivery" de drogas e prende jovem no Saboó em Santos

Serviço de balsas entre Bertioga e Guarujá suspenso temporariamente nesta terça-feira (22)

Deixemos para amanhã o que não deveríamos dizer hoje

Acidente em saída de estacionamento de supermercado deixa um morto em Praia Grande

Três PMs irão a júri por tiros contra motoboy durante Operação Escudo em Santos

Santos entra na rota do Remo de Praia olímpico com etapa nacional na Praia do Gonzaga

Motorista embriagado atropela ciclista, que morre após carro pegar fogo em Praia Grande

Homem morre após ser agredido e bater a cabeça durante briga em Itanhaém

Doceria de Santos cresce, reforma o espaço e amplia cardápio após Neymar virar cliente frequente