Peixe garante três pontos com gol decisivo de Rollheiser nos acréscimos, deixando a zona de rebaixamento

Gabriel Nubile Publicado em 13/06/2025, às 10h55
O Santos conquistou uma vitória dramática por 3 a 2 sobre o Fortaleza, na Arena Castelão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira (12). O Peixe abriu uma boa vantagem de dois gols no primeiro tempo, mas viu o time da casa reagir de forma relâmpago na etapa final, com dois gols de pênalti marcados por Yago Pikachu. Contudo, o time da Vila Belmiro mostrou resiliência e arrancou a vitória nos acréscimos, com um gol decisivo de Rollheiser.
O resultado é um verdadeiro alívio para o Santos, que deixa a zona de rebaixamento e respira mais aliviado na competição. Com a terceira vitória no Brasileirão, a equipe chega aos 11 pontos. Em contrapartida, a derrota aprofunda a crise no Fortaleza, que fica estacionado nos 10 pontos e cai para a 18ª colocação da tabela.
Desenrolar da partida
Mesmo com o Fortaleza dominando as ações do jogo, o Santos demonstrou maior eficiência na primeira etapa. O time cearense controlou a posse de bola e pressionou, mas poucas vezes ameaçou a meta do goleiro Gabriel Brazão, tendo como principal chance uma bola na trave de Deyverson. O Peixe, por sua vez, aproveitou as poucas oportunidades que teve. Logo no primeiro ataque, Barreal recebeu de Rollheiser e abriu o placar. Já nos minutos finais do primeiro tempo, Guilherme recebeu de Tiquinho Soares e ampliou a vantagem, em um lance marcante onde o ex-jogador do Fortaleza optou por não celebrar o gol.
Precisando desesperadamente vencer para sair da zona de rebaixamento, o Fortaleza manteve a pressão no segundo tempo e conseguiu uma reação relâmpago graças a dois pênaltis. No primeiro, o VAR apontou toque de Zé Ivaldo na área, e Yago Pikachu converteu. Pouco depois, Escobar derrubou novamente Yago Pikachu dentro da área. O próprio jogador cobrou e deixou tudo igual no placar. No entanto, o Santos não se entregou e conseguiu arrancar a vitória nos momentos finais, com um chute preciso de Rollheiser, que mandou a bola no canto esquerdo do goleiro João Ricardo, garantindo os três pontos.
Análise do treinador do Peixe e expectativas para a pausa do campeonato
O técnico interino do Santos, Cleber Xavier, celebrou a vitória em Fortaleza e destacou a evolução da equipe após o confronto na Arena Castelão. Para o treinador, o jogo contra o Laion é parte de uma sequência de boas atuações do time, que começou com a vitória contra o Vitória e o bom desempenho na derrota para o Botafogo. Analisando a partida no Castelão, Xavier enfatizou que o Peixe está em um processo de construção de uma unidade no elenco. Ele ressaltou a importância do resultado, especialmente por ser uma vitória fora de casa contra um adversário que vinha pressionado, e celebrou a capacidade do time de ser efetivo nas chances criadas.
O técnico também comentou sobre a utilização do elenco, mencionando a necessidade de mudanças táticas e físicas durante o jogo, como a entrada de jogadores para atacar mais ou compor a defesa. Ele valorizou o uso do grupo, citando a qualidade dos jovens talentos santistas. Agora, o treinador mira a pausa no Campeonato Brasileiro devido à Copa do Mundo de Clubes para trabalhar. O objetivo é corrigir erros e aprimorar a parte física do elenco para a volta aos gramados.
Cleber desconversou sobre a situação de Neymar, cujo contrato vai até 30 de junho e cuja renovação ainda não foi anunciada, mas confirmou a ansiedade de todo o clube pela definição sobre a permanência do craque, reconhecendo-o como um dos melhores jogadores do Brasil e uma peça importante no processo de crescimento do Santos.
A equipe santista e o Fortaleza só voltam a campo no segundo fim de semana de julho, nos dias 12 e 13. O time cearense terá um clássico contra o Ceará, enquanto o Peixe terá um desafio à altura: receberá o Palmeiras em um confronto de rivalidade.
Leia também

Justiça absolve influenciador do Guarujá de acusação no "maior assalto do mundo"

Operação no Alemão: ação crucial contra o CV

Menina de 4 anos tem parada cardíaca e morre após ser liberada de hospitais da Praia Grande

Ferros pontudos encontrados na praia de Mongaguá eram de obra ilegal

Com destino para Bélgica, 400 kg de cocaína são apreendidas no Porto de Santos