Saúde

989 santistas largaram o cigarro com ajuda de programa de combate ao fumo promovido pela Prefeitura de Santos

A iniciativa é promovida pela Prefeitura desde 2014 de forma gratuita

2.212 pessoas já participaram da iniciativa - Imagem: Prefeitura de Santos
2.212 pessoas já participaram da iniciativa - Imagem: Prefeitura de Santos

Karina Faleiros Publicado em 04/06/2024, às 12h36


O Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista, em Santos, no litoral de São Paulo, ajudou 989 santistas a largarem o cigarro. Esta iniciativa é promovida pela Prefeitura de Santos, e ocorre na cidade de forma gratuita, com reuniões, orientações e medicamentos.

Ao todo, 2.212 pessoas já participaram do programa. O que representa um índice de 44,1%, quando considerados os que cessaram o hábito, segundo o g1.

“Mais de 2 mil pessoas foram tratadas em Santos e quase metade conseguiu parar de fumar por meio do nosso programa. Com o fim do tabaco, melhoramos a qualidade de vida da população, com menos doenças crônicas, número reduzido de internações, reduzindo assim o gasto com saúde”, cita Rogéro Kredel, responsável pelo programa, em nota enviada pela prefeitura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), através de um relatório, de 2023, colocou a epidemia do tabagismo entre as maiores ameaças à saúde pública que a humanidade já enfrentou.

Para participar do programa, as pessoas interessadas devem procurar a policlínica mais próxima e deixar nome e telefone para posterior contato, independente de onde morem.

Como funciona?

O programa consiste em sete reuniões, em princípio semanais, nas quais são passadas informações sobre métodos que ajudam a diminuir o uso do tabaco já no início do tratamento. Conforme observação e prescrição médica, em alguns casos, são oferecidos medicamentos.

A atividade em grupo promove depoimentos dos participantes com o intuito de construir uma rede de apoio e o compartilhamento de experiências para estimular o rompimento do hábito.