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Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

Envio dos dados faz parte de um conjunto de medidas regulatórias de enfrentamento às ligações indesejadas já estabelecidas pelo órgão

Com novas medidas, Anatel busca diminuir o número de chamadas indesejadas e proteger usuários de golpes - Imagem: Freepik
Com novas medidas, Anatel busca diminuir o número de chamadas indesejadas e proteger usuários de golpes - Imagem: Freepik

Karina Faleiros Publicado em 24/01/2025, às 12h32


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passará a receber os relatórios das chamadas recebidas pelas prestadoras de telefonia móvel e fixa, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.

O sistema Coleta de Dados Anatel, implementado em janeiro deste ano, colherá os relatórios. O objetivo do sistema que recebe dados de originadores de chamadas indesejadas é permitir que a Anatel proteja o consumidor mais rapidamente de possíveis golpes por chamadas telefônicas.

De acordo com a Anatel, o envio dos dados faz parte de um conjunto de mediadas regulatórias de enfrentamento às ligações indesejadas já estabelecidas pelo órgão, com o objetivo de reduzir o incômodo aos usuários de serviços de telecomunicações no Brasil e evitar fraudes por telefone. Como resultado, houve a redução de 184,9 bilhões dessas chamas, entre junho de 2022 e dezembro de 2024, em todo o país.


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