Com pneumonia bilateral diagnosticada, o Papa Francisco está sob cuidados médicos rigorosos no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma
Manoela Cardozo Publicado em 01/03/2025, às 09h25
O Vaticano divulgou na manhã deste sábado (01) um novo boletim médico sobre o estado de saúde do papa Francisco, de 88 anos. Segundo a Santa Sé, o pontífice teve uma noite tranquila e continua em repouso. O comunicado informa que Francisco não apresentou novas crises após o episódio de broncoespasmo registrado na sexta-feira (28), que levou à piora do quadro respiratório. Durante a manhã, ele tomou café e leu alguns jornais, mas seu estado de saúde segue considerado complexo, com prognóstico reservado.
Na sexta-feira, o papa foi submetido à ventilação mecânica não invasiva depois do broncoespasmo, que resultou em vômito com aspiração e agravamento respiratório. Apesar da complicação, ele respondeu bem ao tratamento, apresentando melhora nas trocas gasosas. Francisco está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.
O Vaticano confirmou que o pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que pode causar inflamação e cicatrizes nos pulmões, dificultando a respiração. Segundo a Santa Sé, a doença foi classificada como “complexa” por ter sido causada por mais de um micro-organismo.
Mesmo com o agravamento, o papa permaneceu consciente e colaborativo durante os procedimentos médicos. A equipe médica informou que serão necessárias de 24 a 48 horas para avaliar sua evolução clínica. “Graças à ventilação mecânica não invasiva, os valores da troca gasosa voltaram aos níveis anteriores à crise”, informou o Vaticano.
Leia também
Em Guarulhos, Xerife do Consumidor cresce e empata com Pietá na corrida pela Prefeitura
Operação do Gaeco contra grupo especializado em veículos roubados na Baixada Santista, SP
Baixada Santista ultrapassa mil casos de dengue despertando alerta na saúde pública local
RG para animal: Lula sanciona lei para cadastro de pets no Brasil
TSE avalia nova eleição em Mongaguá; pesquisa aponta liderança de Cristina Wiazowski
Baixada Santista ultrapassa mil casos de dengue despertando alerta na saúde pública local
STF torna Bolsonaro réu por suposta tentativa de golpe
Brasil perde de 4 a 1 para a Argentina e cai para quarta posição nas Eliminatórias
Baixada Santista registra 28.678 casos de dengue em 2024
Mulher morre após ser atropelada por charrete em Itanhaém