Saúde

Baixada Santista chega a 21 mortes por dengue; saiba detalhes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou mais cinco vítimas nas últimas três semanas

Baixada Santista chega a 21 mortes por dengue; saiba detalhes - Imagem: Reprodução/Freepik
Baixada Santista chega a 21 mortes por dengue; saiba detalhes - Imagem: Reprodução/Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 11/06/2024, às 10h30


A Baixada Santista registrou cinco novas mortes por dengue nas últimas três semanas, ocorridas em Mongaguá, Peruíbe, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

De acordo com informações do G1, com essas confirmações, o número total de óbitos por dengue na região chegou a 21, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além disso, há outras 28 mortes suspeitas aguardando confirmação laboratorial. As prefeituras de Praia Grande e Mongaguá, no entanto, contestam esses números. Praia Grande afirma não ter registrado nenhuma morte pela doença, enquanto Mongaguá nega a contagem de uma morte atribuída à dengue.

A equipe de reportagem tentou obter esclarecimentos da SES e das prefeituras sobre as divergências nas informações e o processo de transmissão de dados, mas não obteve respostas até o momento da publicação.

De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a última morte por dengue na cidade foi de uma mulher de 59 anos, que estava internada na Casa de Saúde de Santos e faleceu em 13 de março. O exame de sorologia, realizado no dia anterior ao óbito, confirmou a doença.

A Secretaria de Saúde de São Vicente informou que essa foi a terceira morte por dengue no município neste ano. A secretaria destacou ainda que estão sendo realizadas ações preventivas e de controle, como intensificação de medidas em bairros com alto índice larvário, vistorias, orientações e campanhas de conscientização.

Por outro lado, a Prefeitura de Praia Grande relatou que a Secretaria de Saúde não considera o caso em questão como morte por dengue, pois o resultado do exame realizado após o óbito deu negativo para a doença. A prefeitura afirmou ter solicitado a retificação da informação à SES, mas ainda não recebeu uma resposta oficial. Assim, segundo o município, não há registros de mortes por dengue em Praia Grande.