São Vicente, Santos e Guarujá estão entre as cidades mais beneficiadas pelo plano habitacional do governo estadual

Marina Milani Publicado em 28/04/2024, às 09h46
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, revelou nesta sexta-feira (26) um ambicioso plano visando a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios do estado. Na Baixada Santista, a iniciativa contemplará 1984 unidades, representando 4,5% do total.
"Assegurar moradia digna para nossa população é uma prioridade absoluta", afirmou o governador, destacando a importância social e econômica do projeto.
As cidades de São Vicente, Santos e Guarujá serão as maiores beneficiadas, recebendo 500 habitações cada. Em seguida, Praia Grande contará com 148 unidades, Mongaguá com 108, Itanháem com 128 e Bertioga com 100. Somente Cubatão e Peruíbe não foram incluídas no projeto entre as nove cidades da Baixada Santista.
Com um investimento estimado em R$ 5,26 bilhões, que inclui contratações diretas e subsídios para o setor privado, o objetivo é entregar até o final de 2026 um total de 200 mil moradias. Já foram entregues mais de 25 mil unidades, e outras 100 mil estão em processo de produção.
"Temos o compromisso de fazer história, superando as expectativas e proporcionando um futuro melhor para os cidadãos paulistas", ressaltou Tarcísio de Freitas durante o evento de lançamento, realizado no Palácio dos Bandeirantes.
Além das moradias financiadas pelo governo estadual, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) construirá 24.309 residências, das quais 1.355 serão destinadas ao programa Vida Longa, voltado para idosos em situação de vulnerabilidade. O restante das moradias será construído por meio do programa Casa Paulista, que concederá 13.312 novas Cartas de Crédito Imobiliário (CCI) para famílias de baixa renda.
"A parceria entre o governo e a iniciativa privada é fundamental para viabilizar esse projeto grandioso", enfatizou o governador.
A seleção dos municípios prioritários para o atendimento habitacional foi baseada em critérios como Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH), número de imóveis em áreas de risco e disponibilidade orçamentária. O secretário de Habitação, Marcelo Branco, destacou que todas as demandas foram originadas das prefeituras, e que novos lançamentos e convênios serão realizados com os municípios no futuro.
Para conferir a lista completa dos municípios contemplados, acesse a página https://www.habitacao.sp.gov.br/file.ashx?id=195444
Leia também

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá

Santos oficializa venda do atacante Ângelo ao Chelsea

Vivemos num mundo de mentirosos, mas numa boa

Mulher trans é encontrada morta em quintal de casa no Guarujá; polícia investiga ferimento misterioso

Praia Grande terá queima de fogos silenciosa e arenas especiais para celebrar a virada

Mulher trans é encontrada morta em quintal de casa no Guarujá; polícia investiga ferimento misterioso

17% da população da Baixada Santista vive em favelas, revela Censo 2022

Câmara de Santos aprova lei que obriga restaurantes a oferecer cardápios físicos e em braile

Justiça absolve acusado de tentar matar policiais em ação contra baile funk no litoral de SP

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá