O caso foi registrado no 7º DP de Santos, onde se investiga a possibilidade de negligência na manutenção do navio Forever SW

Gabriel Nubile Publicado em 01/10/2025, às 08h25
A Polícia Civil e a Marinha do Brasil abriram investigações para apurar as causas de um trágico acidente de trabalho que terminou com a morte de um tripulante chinês, de 35 anos, no Porto de Santos. O homem morreu na noite de segunda-feira (29), a bordo de um navio que estava parado na margem direita do porto, no lado de Santos, para descarregar sal a granel.
O acidente aconteceu na embarcação de nome "Forever SW". Conforme as primeiras informações divulgadas pela Autoridade Portuária de Santos, o tripulante foi atingido por um cabo de aço do guindaste do próprio navio. A suspeita é de que o cabo tenha se partido durante um trabalho de manutenção que estava sendo realizado pela própria equipe da embarcação.
Imagens que circularam em redes sociais logo após o ocorrido mostraram a movimentação de equipes de emergência no cais, ao lado do navio. A morte do trabalhador mobilizou diversas autoridades e acendeu um alerta para as condições de segurança a bordo.
O que dizem as autoridades?
O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de Santos, que ficará responsável pela apuração criminal do ocorrido, para determinar se houve alguma negligência ou falha humana que possa ter causado o rompimento do cabo.
Paralelamente, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo, também abriu um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação. Este é um procedimento padrão para qualquer acidente que aconteça em embarcações e visa apurar as causas sob a ótica da segurança da navegação e do trabalho a bordo. Peritos da Capitania foram enviados ao navio para realizar uma vistoria técnica no local do acidente e no equipamento que falhou.
Trabalhos de manutenção em navios, especialmente os que envolvem guindastes e cabos de aço sob alta tensão, são considerados de alto risco e exigem protocolos de segurança muito rigorosos. A investigação da Marinha e da polícia deverá focar em verificar se todos esses procedimentos foram seguidos corretamente pela tripulação durante o reparo que estava em andamento.

Mais de 200 mil veículos chegam à Baixada Santista e movimento segue intenso na véspera do Réveillon

Santos transforma virada do ano em espetáculo histórico para abrir celebrações dos 480 anos

Prefeitura limpa 532 toneladas de materiais em Praia Grande

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

Doação de Sangue: servidores públicos de Santos fazem campanha de conscientização sobre a causa

Neymar renova com o Santos até o fim de 2026 e garante continuidade do projeto do Peixe

Passarela que liga Porto ao Centro Histórico de Santos será interditada para obras em janeiro

Mais de 200 mil veículos chegam à Baixada Santista e movimento segue intenso na véspera do Réveillon

Vai virar o ano na praia? Especialista orienta o que levar para evitar transtornos no Réveillon

Padrasto é investigado por suspeita de agredir criança durante evento religioso em Apiaí