Árbitro interrompeu a partida após relatos de racismo proferidos ao goleiro da Briosa
Karina Faleiros Publicado em 21/02/2025, às 11h32
Um episódio lamentável ocorreu durante a partida da Portuguesa Santista contra o São José pela Série A2 do Campeonato Paulista, no estádio Ulrico Mursa, em Santos, nesta quinta-feira (20).
De acordo com o árbitro Henrique Otto Cruz Hengstmann, os insultos proferidos ao Goleiro Tom Cristian, pela própria torcida, começaram aos 30 minutos do segundo tempo, logo após o São José marcar o terceiro gol, anotado por Alexandre Aruá. Nesse momento, os torcedores que estavam atrás do gol ofenderam o atleta o chamando de ‘macaco’, ‘preto’ e ‘filha da p***’. Além disso, objetos foram atirados no gramado e não foi possível identificar os autores dos xingamentos. Contudo, o crime foi testemunhado por mais quatro jogadores da Briosa: os zagueiros Bruno, Sorriso, Willington e o volante Léo Mancha.
Assim que os jogadores reportaram o crime ao árbitro, a partida foi paralisada e, após 23 minutos de paralisação, todos os atletas e membros da comissão técnica da Briosa deixaram o campo, e em seguida, o jogo foi encerrado.
Em nota oficial, a Portguesa Santista declara:
Os valores da Associação Atlética Portuguesa se traduzem em sua história. Uma história de luta contra todo tipo de preconceito, sobretudo o racial. A Briosa é o clube que enfrentou o Apartheid e, por isso, repudia o episódio de racismo relatado pelo goleiro Tom, que teria ocorrido na noite desta quinta-feira (20), na partida diante do São José, válida pelo Paulistão A2. Neste momento, a diretoria da Briosa está debruçada em identificar os envolvidos no episódio, para que sejam punidos em conformidade com a lei.
Leia também
"Número de abstenções superou os votos conquistados pelo vencedor", se surpreende juiz de direito em entrevista à Rádio CBN Santos
Mulher morre após afogamento na Praia da Enseada
Portuários Stadium abre temporada de competição de muay thai na Baixada Santista
Guarujá fortalece sinalização viária nas principais vias da cidade
Deputada do PL exige justificativa em relação a criminosos venezuelanos que recebem BPCE no Brasil
Operação em São Paulo prende homem apontado como principal abastecedor do tráfico na Baixada Santista
Polícia investiga possível homicídio em Guarujá após corpo de homem ser encontrado na rua
Deputada do PL exige justificativa em relação a criminosos venezuelanos que recebem BPCE no Brasil
Bertioga: ataque durante festa junina resulta na morte de homem por facadas; suspeito foge
LIDE Mulher Litoral Paulista reúne lideranças em Jantar-Debate sobre Arte Sustentável com Bia Doria