Administração municipal entrou com petições judiciais para assegurar o cumprimento da liminar que garante a operação integral da frota

Alanis Ribeiro Publicado em 28/01/2025, às 12h35
Os funcionários de cerca de quarenta linhas de ônibus municipais de Guarujá da empresa City Transporte Urbano Intermodal Ltda entraram em greve nesta terça-feira (28), devido a atrasos no pagamento.
Apesar da greve, a expectativa é que, pelo menos, 80% da frota, composta por aproximadamente 150 veículos, opere normalmente entre 7h e 10h e das 17h às 19h. Durante o restante do dia, cerca de 60% dos ônibus devem circular. A empresa enfrenta uma multa diária de R$ 500 mil caso não cumpra essa determinação judicial.
Além disso, no dia 16 de janeiro, a concessionária já havia suspendido o transporte de pessoas com deficiência que utilizam os serviços para tratamento na rede municipal, além de interromper a operação de três linhas de ônibus. Essa ação ocorreu devido a uma suposta dívida acumulada pela Prefeitura com a empresa, estimada em R$ 50 milhões.
A declaração do estado de greve foi formalizada na última quinta-feira (23), durante uma assembleia realizada na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos de Guarujá
Em resposta à situação, a administração municipal divulgou uma nota informando que, por meio da Advocacia Geral do Município (AGM), entrou com duas petições judiciais. Na Justiça Comum, o objetivo é garantir o cumprimento de uma liminar já concedida em janeiro, que assegura a operação integral da frota, sob pena de multa contra a concessionária. Na esfera Trabalhista, a petição busca destacar que a ação de dissídio de greve movida pela empresa contra o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários não considerou essa liminar, o que poderia resultar em erro judicial.
A Prefeitura de Guarujá segue investigando as inconsistências nas informações apresentadas pela City Transporte, com o objetivo de tomar as medidas adequadas. A nova gestão municipal se compromete a garantir o direito ao transporte público e a assegurar uma administração responsável dos recursos públicos.
Leia também

Cubatão confirma shows de Paralamas do Sucesso e Maiara & Maraisa no Réveillon

STF manda soltar empresário acusado de causar acidente com três mortes em São Vicente

Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em área de mata em Praia Grande

São Vicente concede até 80% de desconto para regularização e legalização de imóveis

Mini-desfile reúne escolas de samba e antecipa clima do Carnaval em Santos neste domingo

Enel promete normalizar energia até domingo após ciclone deixar 160 mil imóveis sem luz

Homem é preso em Praia Grande após tentar levar filha à força e ameaçar ex-mulher com líquido inflamável

Cubatão confirma shows de Paralamas do Sucesso e Maiara & Maraisa no Réveillon

Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em área de mata em Praia Grande

São Vicente concede até 80% de desconto para regularização e legalização de imóveis