O apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, influencia 43% dos eleitores que dizem votar em seu candidato e outros 28% talvez votem
Jair Viana Publicado em 14/08/2024, às 12h23
Pesquisa realizada pelo instituto Intelligence, entre os dias 2 e 3 deste mês, aponta Rogério Santos (Republicanos), com apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na liderança. Foram ouvidos 600 eleitores, e a margem de erro é de 4%.
Na intenção de voto espontânea (quando os nomes dos candidatos não são citados), por exemplo, Rogério Santos tem 25%. Sua adversária direta, Rosana Valle (PL), tem 20%. A ex-prefeita que tenta novo mandato, vereadora Telma Souza, atinge 8%, Débora Camilo 2%, e Nando Pinheiro 1%. A pesquisa mostra que 32% dos eleitores não responderam ou não sabem ainda em quem votar. Os brancos e nulos somam 12%.
Na votação estimulada (quando os nomes dos candidatos são citados), o atual prefeito Rogério Santos chega a 34%, Rosana Valle 31%, Telma Souza 12%. A pesquisa ainda revelou Débora Camilo com 3% e Nando Pinheiro com 1%. Os brancos e nulos somam 9% e os eleitores que não responderam ou não sabem somam 10%.
O instituto Intelligence quis saber o grau de influência de políticos famosos na decisão do eleitor. Quando o candidato a prefeito tem apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL-DF), 28% dos eleitores dizem com certeza que votariam. Pelo menos 25% dizem que talvez votariam. Dos entrevistados, 43% não votariam de modo algum e 4% não responderam ou não souberam responder.
Quando o entrevistador do instituto pergunta se o eleitor votaria em um candidato a prefeito apoiado pelo presidente Lula, 29% dizem que votariam com certeza, 21% talvez votariam. Por sua vez, 46% não votariam de forma alguma. Não souberam responder ou não quiseram somam 4%.
Em Santos, o Intelligence detectou que o apoio do governador Tarcísio de Freitas tem peso na decisão do eleitor. A pesquisa detectou que 43% dos eleitores votariam em um candidato apoiado por ele. Um grupo de eleitores que soma 28% disse que talvez votassem num candidato de Tarcísio. Outros 24% disseram que não. Desses eleitores, 5% não souberam responder ou não sabem.
Quando se trata da influência do ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), 39% dos eleitores dizem que votariam no candidato por ele apoiado. Desses, 25% disseram que talvez votassem, enquanto 28% não votariam de jeito nenhum. Outros 8% não souberam responder ou não sabem.
A pesquisa do Intelligence também quis saber o que o eleitor pensa sobre a administração do prefeito Rogério Santos. Questionados, 56% aprovam a gestão, enquanto 39% reprovam. Outros 5% não responderam ou não souberam responder.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Os dados foram coletados em entrevistas pessoais com 600 eleitores, entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral - SP sob o número 00261/2024.
Leia também
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
As gafes que nos envergonham
Irmão de vereador é encontrado brutalmente morto em Praia Grande
Professora é espancada por mãe de aluna no litoral de São Paulo
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
Confira o novo uniforme do Santos para temporada 2024
São Paulo ajuda na alta de Serviços no Brasil
Começa nesta sexta-feira (13) o Festival Batman Day Santos no litoral de SP
Frente fria traz chuva e queda de temperatura ao litoral de SP