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Com investimento de R$ 27 mi, obra na perimetral do Porto é destravada

Modernização inclui novo pavimento, iluminação em LED e um sistema de drenagem mais eficiente para combater alagamentos frequentes

Com investimento de R$ 27,45 milhões, a obra promete melhorar a infraestrutura e a fluidez do tráfego na região da Alemoa - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
Com investimento de R$ 27,45 milhões, a obra promete melhorar a infraestrutura e a fluidez do tráfego na região da Alemoa - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal

Gabriel Nubile Publicado em 14/10/2025, às 09h36


Após três anos de espera, a Autoridade Portuária de Santos finalmente deu início a uma obra crucial para melhorar o principal acesso ao Porto de Santos. A reforma da Avenida Augusto Barata, a via perimetral da margem direita na região da Alemoa, é vista como um dos "nós desatados" pela atual gestão, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini. Com um investimento de R$ 27,45 milhões, o projeto promete organizar e dar mais fluidez ao trânsito pesado de caminhões.

A obra é considerada fundamental para resolver dois problemas crônicos da região: os constantes congestionamentos na entrada do porto e os alagamentos frequentes, que pioram ainda mais o trânsito em dias de chuva. O projeto faz parte de um plano de investimentos de R$ 12,5 bilhões para a "retomada do Porto de Santos", como definiu Pomini.

A reforma será executada pelo Consórcio FMENG-Alemoa, que venceu a licitação no início deste ano, e a previsão é de que tudo esteja pronto até dezembro de 2026.

Projeto e cronograma

O projeto prevê uma renovação completa da infraestrutura da via. O asfalto será totalmente trocado por um pavimento novo e mais resistente, as faixas de rolamento serão redesenhadas para melhorar o fluxo dos veículos, e toda a iluminação será modernizada com a instalação de lâmpadas de LED, além de uma nova sinalização.

Uma das melhorias mais aguardadas é a construção de um novo canal de drenagem. A vala que existe hoje será substituída por um sistema com maior capacidade de escoamento, o que deve ajudar a diminuir os alagamentos na área, um problema antigo que afeta tanto a operação portuária quanto a rede municipal.

A obra será dividida em fases. A primeira, que já começou e deve durar até o final de novembro, consiste na construção de uma pista nova que servirá como desvio para o trânsito durante as etapas seguintes. A boa notícia para os motoristas é que, segundo a APS, essa fase inicial não vai causar nenhuma interferência no trânsito local.

Essa reforma, com a construção de dois novos viadutos na entrada da cidade e o futuro túnel Santos-Guarujá, faz parte de um grande plano para modernizar o sistema viário do porto e prepará-lo para o crescimento esperado para os próximos anos.