Modernização inclui novo pavimento, iluminação em LED e um sistema de drenagem mais eficiente para combater alagamentos frequentes
Gabriel Nubile Publicado em 14/10/2025, às 09h36
Após três anos de espera, a Autoridade Portuária de Santos finalmente deu início a uma obra crucial para melhorar o principal acesso ao Porto de Santos. A reforma da Avenida Augusto Barata, a via perimetral da margem direita na região da Alemoa, é vista como um dos "nós desatados" pela atual gestão, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini. Com um investimento de R$ 27,45 milhões, o projeto promete organizar e dar mais fluidez ao trânsito pesado de caminhões.
A obra é considerada fundamental para resolver dois problemas crônicos da região: os constantes congestionamentos na entrada do porto e os alagamentos frequentes, que pioram ainda mais o trânsito em dias de chuva. O projeto faz parte de um plano de investimentos de R$ 12,5 bilhões para a "retomada do Porto de Santos", como definiu Pomini.
A reforma será executada pelo Consórcio FMENG-Alemoa, que venceu a licitação no início deste ano, e a previsão é de que tudo esteja pronto até dezembro de 2026.
Projeto e cronograma
O projeto prevê uma renovação completa da infraestrutura da via. O asfalto será totalmente trocado por um pavimento novo e mais resistente, as faixas de rolamento serão redesenhadas para melhorar o fluxo dos veículos, e toda a iluminação será modernizada com a instalação de lâmpadas de LED, além de uma nova sinalização.
Uma das melhorias mais aguardadas é a construção de um novo canal de drenagem. A vala que existe hoje será substituída por um sistema com maior capacidade de escoamento, o que deve ajudar a diminuir os alagamentos na área, um problema antigo que afeta tanto a operação portuária quanto a rede municipal.
A obra será dividida em fases. A primeira, que já começou e deve durar até o final de novembro, consiste na construção de uma pista nova que servirá como desvio para o trânsito durante as etapas seguintes. A boa notícia para os motoristas é que, segundo a APS, essa fase inicial não vai causar nenhuma interferência no trânsito local.
Essa reforma, com a construção de dois novos viadutos na entrada da cidade e o futuro túnel Santos-Guarujá, faz parte de um grande plano para modernizar o sistema viário do porto e prepará-lo para o crescimento esperado para os próximos anos.
Leia também
Carro com duas pessoas cai em ribanceira na Rodovia Mogi-Bertioga
218 kg de cocaína foram apreendidas no Porto de Santos
Scout da Inter de Milão estará presente na Vila Belmiro para avaliar Robinho Jr
Danilo Manzano detalha em primeira mão a chegada do delivery Keeta à Baixada Santista
Rosana Valle quebra recorde na categoria de gastos entre deputados da Baixada