Notícias

Como falar corretamente e sem inibições é o livro de oratória mais vendido na história do Brasil

Descubra como a obra se tornou um sucesso de vendas e as lições que o autor aprendeu ao longo de sua jornada de publicação

113ª edição comemorativa dos 40 anos - Imagem: Reprodução
113ª edição comemorativa dos 40 anos - Imagem: Reprodução
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 08/08/2025, às 08h20


Acaba de chegar às livrarias a 113ª edição do livro Como falar corretamente e sem inibições, uma publicação especial que comemora os 40 anos de lançamento e os 700 mil exemplares vendidos. São muitos motivos para celebrar. E a história dessa obra é cercada de curiosidades instigantes.

Era outubro de 1985. Eu estava indeciso. Depois de nove longos anos escrevendo o livro, achava que ainda poderia acrescentar mais algumas informações para que ficasse perfeito. Ajusta aqui, acerta ali… e nada de relevante podia ser incluído. A obra estava pronta, com todos os capítulos revisados, exemplos cuidadosamente selecionados e até com título definido: Como falar corretamente e sem inibições.

A demora acabou sendo providencial. No dia 27 daquele mês nasceu meu filho Reinaldo. Corri para acrescentar seu nome na dedicatória, que já contava com os das minhas três filhas: Roberta, Rachel e Rebeca. Deu tempo. E lá estão os quatro nomes, lado a lado, preservados até hoje, depois de todas essas décadas.

Afoito, antes mesmo de ser lançado, tomei a iniciativa de ajudar nas vendas. Eu enviava, todos os anos, cerca de um milhão de folhetos com propaganda do meu curso de oratória. Aproveitei para incluir um cupom e vender o livro por correspondência. Não houve custo extra, já que as despesas com etiquetas, envelopes e Correios não foram alteradas.

Livro polito 2

Como falar publicado na Rússia

Cabe aqui uma análise de marketing que só pude fazer depois de muitos anos. Embora as despesas tivessem sido aproveitadas, aparentemente não foi uma boa ideia, pois o cupom para a venda do livro concorreu com a divulgação do curso. Se apenas duas pessoas que teriam interesse em fazer o curso mudassem de ideia e ficassem só com o livro, ainda que toda a edição fosse vendida, haveria prejuízo.

Eu disse “aparentemente” não foi uma boa ideia. Essa concorrência entre os produtos ofertados provavelmente enfraqueceu a força publicitária e comprometeu a receita da campanha. Sem saber, entretanto, eu havia acertado. Descobri mais tarde que 15% dos nossos alunos se inscreviam no curso depois de terem lido o livro. Acertei por linhas tortas. Bendita ingenuidade.

Outro ponto curioso está no título. Foi o primeiro que me veio à cabeça e dele me apaixonei. Pouco antes de ir para a gráfica, o então gerente comercial da editora, Nilson Lepera, que mais tarde se tornaria diretor comercial da empresa, sugeriu que eu mudasse o título, por considerá-lo muito grande. Respondi que não seria possível, pois já havia enviado centenas de milhares de cupons com aquele nome. Ele coçou a cabeça, sorriu e concordou. Quando o livro começou a fazer sucesso, comentou, satisfeito, que ainda bem que não deu tempo de mudar.

Livro polito 3

Como falar publicado na Colômbia

O lançamento foi um sucesso imediato. As edições se sucediam numa velocidade impressionante. O Dr. Antonio Luiz de Toledo Pinto, diretor da Editora Saraiva, fez questão de cuidar pessoalmente da publicação e distribuição da obra. Dizia sempre, orgulhoso, que nunca haviam feito uma edição com menos de 5 mil exemplares, e que cada uma delas tinha várias reimpressões.

Graças ao sucesso de comercialização, Como falar corretamente e sem inibições permaneceu por mais de três anos nas listas dos livros mais vendidos do país, em muitas delas em primeiro lugar. Na rede Saraiva, que era então a maior livraria do Brasil, manteve-se no topo durante todo esse período.

O livro foi publicado em dezenas de países e também no exterior entrou para as listas dos mais vendidos. Fiquei surpreso quando vi que, na Rússia, a obra havia galgado os primeiros postos de vendas nas principais livrarias do país. É emocionante imaginar que, em um lugar tão distante e frio, há pessoas encolhidas em seus casacos lendo as minhas páginas para aprender a falar em público

livro polito 4

Como falar publicado em Portugal

Quando surgiu a ideia desta edição comemorativa, fiz uma leitura cuidadosa para revisar cada um de seus capítulos. Embora o tema de cada parte permanecesse atual, depois de tantos anos, muitos aprimoramentos puderam ser feitos. Talvez o leitor nem perceba, mas são detalhes que ajudam a falar com correção, desembaraço e desenvoltura, e agora de maneira ainda mais suave, rápida e consistente.

Mesmo tendo publicado 38 livros, com mais de 200 edições e 1,5 milhão de exemplares vendidos, esta nova edição me deu uma alegria especial. Fiquei emocionado.

E é com esse entusiasmo que compartilho essa conquista com você. Espero que goste do livro e aproveite bastante cada uma das lições que preparei com tanto carinho e empenho para quem deseja se expressar bem em público. Siga pelo Instagram: @polito