Frio

Abrigo emergencial de inverno abre 50 vagas para população de rua em Santos

A casa de acolhimento foi aberta na última segunda-feira (05)

Abrigo emergencial de inverno abre 50 vagas para população de rua em Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Abrigo emergencial de inverno abre 50 vagas para população de rua em Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 07/06/2023, às 13h00 - Atualizado às 13h48


Na noite da última segunda-feira (05), a Prefeitura de Santos inaugurou o abrigo de emergência Casa de Inverno, voltado para pessoas em situação de rua.

O local oferece 50 vagas, distribuídas em nove quartos com nomes como Felicidade, Otimismo e Amor. Situado na Rua General Câmara, 249, no centro da cidade, o abrigo funciona das 18h às 7h.

Os abrigados recebem um kit de higiene, roupas limpas, se necessário, duas refeições —jantar e café da manhã — e, o mais importante, um lugar seguro e aquecido para descansar corpo e mente, afastados dos perigos das ruas e do frio, pelo menos durante uma noite.

O local também dispõe de um canil para que os animais de estimação possam passar a noite em segurança.

Além dos abrigos, Santos possui o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop, localizado na Rua Amador Bueno, 446, na Vila Nova.

Esse centro oferece uma variedade de serviços, como auxílio na emissão de documentos e recâmbio qualificado, que ajuda as pessoas a retornarem à sua cidade de origem por meio do contato com a família ou com os serviços de assistência social do município.

A cidade também possui o serviço de Abordagem Social, disponível 24 horas por dia, que busca estabelecer vínculos com a população em situação de rua e encaminhá-los para os serviços de desenvolvimento social e para a rede de acolhimento da cidade. A abordagem pode ser acionada por meio do telefone 153.

Compartilhe