Redação

Concurso Público em Santos é aplicado sem tema de redação e gera revolta

O concurso está sendo analisado pela Prefeitura de Santos e a banca organizadora

Os candidatos relatam que a demora pela entrega do tema prejudicou o desempenho do exame - Imagem: Free Pik
Os candidatos relatam que a demora pela entrega do tema prejudicou o desempenho do exame - Imagem: Free Pik

Karina Faleiros Publicado em 01/08/2023, às 10h16


Neste domingo (30), a prova do concurso público da Prefeitura de Santos, não apresentou o tema da redação. O problema prejudicou os candidatos, que não esperavam se deparar com isso.

Segundo informações do g1, de acordo com os candidatos, o exame, organizado pelo Instituto Mais, não possuía enunciado com o tema da redação, nem folhas de rascunho ou textos de apoio para auxiliar na dissertação, o tema acabou sendo escrito nas lousas.

Os candidatos ainda citam que a demora pela entrega do tema e a falta dele no caderno de questões, acabou prejudicando o desempenho no exame. “Foi prejudicado sim, né? A gente vai no intuito de começar a prova por onde a gente quer e chegou na hora a gente não tinha tema nenhum. Sei que não ficou muito bom, vamos ver no que vai dar”, disse a candidata Nadine Cristina.

O candidato Lucas Andrade da Silva, que é assessor em marketing digital, expôs também a sua desconfiança pela quebra do sigilo no tema da redação, sendo que eles foram passados pelos fiscais. “Teve gente que esperou em torno de uma hora pra chegar um tema. Não sabemos ao certo nem se esse era realmente o tema da redação”, conta.

A Prefeitura de Santos, por meio de nota, informou que notificou a empresa responsável pela aplicação da prova sobre as queixas dos candidatos. A banca afirmou que assim que foi constatada a falta do tema da redação, o mesmo foi escrito nas lousas antes da primeira hora de prova, sem que nenhum candidato já houvesse feito a entrega do exame.

De acordo com a administração municipal, foi concedido um templo suplementar de 30 minutos para entrega das provas, para evitar qualquer prejuízo aos candidatos, que foram devidamente instruídos.

A Prefeitura afirmou que o caso será analisado, mas ressaltou que a avaliação da redação não impacta na “primeira classificação”, ou seja, na nota de corte. A nota da redação é utilizada somente para enriquecer a nota dos candidatos habilitados, o que significa que não causará prejuízo aos mesmos.

Compartilhe