Governo Federal planeja dividir a COP30 entre Belém e Rio, visando facilitar a hospedagem e o acesso ao evento internacional

por Leandro Mazzini
Publicado em 24/03/2025, às 09h48
Uma COP, duas sedes
O Governo Federal estuda dividir a COP30 em duas sedes: Belém, como já anunciada, e Rio de Janeiro. A capital do Pará sediaria os debates e a Carta Acordo, recebendo comitivas diplomáticas, cientistas, ambientalistas; enquanto o Rio hospedaria os presidentes, por poucos dias. A agenda dos estadistas incluiria um dia em Belém para assinar a Carta e uma foto oficial. A falta de leitos e hotéis para um evento do porte fez de Belém refém de especulação imobiliária com a demanda estrangeira. Proprietários oferecem casas “de luxo” por até R$ 3 milhões para apenas 15 dias de hospedagem em novembro. Resultado: Grandes empresas negociam a compra de algumas casas, para hospedar seus diretores – e vão vendê-las em seguida. E as ONGs que não têm verba fecham parcerias com escolas e faculdades da região metropolitana para hospedar seus integrantes. A Coluna apurou que o Governo do Pará vai lançar um site com ofertas de hospedagens a preços justos, de proprietários de imóveis e hotéis cadastrados, na tentativa de frear a ganância e facilitar o acesso ao evento.
Futuro difícil
Apesar de estar muito empolgado com sua pré-candidatura a deputado federal, o ex-ministro José Dirceu (PT) terá dificuldades para se eleger. Seja pelo DF, onde pretende, ou São Paulo, onde já disputou. A costura para os palanques proporcionais está praticamente fechada nas capitais. Em Brasília, sua aposta seria fechar chapa com a deputada Érika Kokay (PT), que pretende se lançar ao Senado. Mas a fila é grande.
Corra, Mauro, corra!
Com a justificativa de que precisava cuidar da agenda da primeira-dama Janja da Silva em Paris, em evento de nutrição, o chanceler Mauro Vieira não apareceu, novamente, à Comissão de Relações Exteriores do Senado. Já são dezenas de convites no Congresso. A base o blinda, e a oposição aponta seu receio de responder pelos desmandos de Janja e pela desastrada política internacional de Lula da Silva III.
Barreira aqui, também
A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o PL 2088/23, que torna obrigatório o cumprimento de padrões ambientais compatíveis aos do Brasil, para empresas estrangeiras que vendem aqui. É o troco do agro brasileiro, que sofre para exportar a bons mercados na Europa, em especial, porque esbarra em critérios em muitos casos abusivos, por protecionismo do país destino. A decisão ficará com a caneta do Barba.
Lira na vitrine
Antes de retornar à “planície”, Arthur Lira fez um único pedido aos palacianos: manter o apadrinhado Carlos Vieira na presidência da Caixa. E foi atendido. Com Vieira – também endossado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – ninguém mexe. Outro acordo de Lira foi com o partido: A nomeação para presidente da Federação PP-União. O deputado Elmar Nascimento (PP-BA) será o Secretário-Geral .
O homem de Teerã
O governo do Irã concedeu o seu aceite à indicação de André Veras Guimarães como futuro Embaixador do Brasil em Teerã. Atualmente, Guimarães é o diretor do Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica do Itamaraty. Ligado ao PT, o diplomata poderá recolocar o Irã na agenda do governo Lula III. A conferir.
ESPLANADEIRA
#Icatu Seguros registra lucro recorde pelo 2º ano seguido, com alta de 25%. #Volcanic lança suplementos alimentares para pessoas no espectro autista. #Editora Hábito publica “Motivação”, novo livro do best-seller Brian Tracy. #CeosGO participa hoje do ERP Summit em SP. #Maternidade Brasília recebe recertificação Qmentum Diamond por excelência em qualidade e segurança. #Chambers Fórum Brasília 2025 debate hoje, no STF, IA, Propriedade Intelectual e regulamentação de BETs.

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Guarujá anuncia programação oficial do carnaval com mais de 20 blocos e bandas espalhados pela cidade

Itanhaém define agenda da folia: confira a programação completa do Carnaval 2026

Rodovia da Morte: BR-116 é considerada a mais perigosa do país

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Revitalização de R$ 4 milhões transforma orla da Praia do Cibratel em novo polo de lazer em Itanhaém

Turista de 15 anos morre afogado após desaparecer no mar em Guarujá

Ciclista morre atropelado ao atravessar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Mongaguá

Investigado por suspeita de exploração sexual, vereador de Praia Grande é autor de lei de proteção a menores

Vereador de Praia Grande é alvo de investigação por suspeita de assédio a adolescentes nas redes sociais