Projeto agora segue para análise do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que decidirá sobre sua sanção ou veto

Alanis Ribeiro Publicado em 13/11/2024, às 11h45
Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram, na terça-feira (12), de maneira unânime, um projeto de lei que proíbe o uso de celulares por crianças e adolescentes nas instituições de ensino do estado. O projeto agora segue para análise do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que decidirá sobre sua sanção ou veto.
Sobre a PL
A proposta foi apresentada pela deputada federal Marina Helou, da Rede, o projeto de lei 293/2024 obteve posteriormente o apoio de mais 40 deputados, abrangendo tanto membros da base governista quanto da oposição. Esse consenso entre as bancadas gera expectativas de que o governador Tarcísio sancione a medida assim que esta lhe for apresentada.
A legislação proposta abrange não apenas a restrição ao uso de celulares, mas também de quaisquer dispositivos com acesso à internet, como tablets e relógios inteligentes. De acordo com o texto, estudantes que trouxerem esses aparelhos para as escolas deverão armazená-los de maneira segura e sem acesso durante as aulas.
Exceções ao uso desses dispositivos serão permitidas em situações pedagógicas específicas e para alunos com deficiência que necessitem de tecnologia assistiva para participar das atividades escolares.
O projeto revisa e expande uma legislação existente desde 2007, estendendo a proibição do uso de celulares para além do horário regular das aulas e abrangendo tanto escolas públicas quanto privadas.
Caso sancionada, essa iniciativa colocará São Paulo como o pioneiro entre os estados brasileiros na implementação de tal medida durante todo o período escolar, não se limitando apenas ao horário das aulas.
Leia também

Com Neymar e Neuer, Panini lança atualizações das figurinhas para o álbum da Copa 2026

Moradores de prédios inclinados em Santos buscam modelo de financiamento para viabilizar obras de correção estrutural

Guarujá irá inaugurar primeira escola de eletricistas de alta tensão

Obras de drenagem na Avenida Presidente Wilson começam em fevereiro

Aeroporto disputado no Litoral de SP é arrematado no valor de R$19 milhões

Justiça dá 15 dias para construtoras corrigirem falhas graves no Conjunto Imigrantes, em Cubatão

Moradores de prédios inclinados em Santos buscam modelo de financiamento para viabilizar obras de correção estrutural

Guarujá abre 350 vagas em curso gratuito voltado ao setor portuário

Motociclista acusa guarda municipal de efetuar disparo durante abordagem em São Vicente

Cervejaria cria programação para solteiros e aposta em experiências temáticas no Dia dos Namorados em Santos