Os novos dados foram divulgados nesta quinta-feira
Maria Clara Campanini Publicado em 22/08/2024, às 12h26
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (22), que a esperança de vida do brasileiro, ou expectativa de vida, aumento para 76,4 anos.
Para quem nasceu em 2023 a expectativa de vida é de 79,7 para mulheres e 73,1 para homens.
Também foi divulgado os dados revisados para a expectativa de vida referente a anos anteriores. Segundo o IBGE, em 2019, um ano antes da pandemia de coronavírus, a estimativa era de 76,2 anos.
Pandemia
Durante a pandemia houve queda na esperança de vida, em 2020 era 74,8, e 2021 caiu mais ainda para 72,8. Em comparação com o ano antes da pandemia a expectativa caiu 3,4 anos. A primeira recuperação na expectativa de vida foi em 2022, aumentando para 75,4 anos, porém mais baixo que em 2019.
Porém a última estimativa conseguiu superar a de 2019. Segundo as projeções do IBGE para as próximas décadas, a expectativa de vida deve ser 77,8 anos em 2030, 79,7 em 2040, a 81,3 em 2050, 82,7 em 2060 e a 83,9 em 2070.
“A gente teve esse choque externo de mortalidade, que foi a pandemia. Observamos o efeito disso em 2021 e 2022 e, após esse período, a gente já está observando um retorno à tendência histórica. A gente projeta que a esperança de vida ao nascer vá aumentando ao longo do tempo e diminuindo o diferencial entre homens e mulheres, principalmente relacionado com uma diminuição dos óbitos por causas externas”, relata Cíntia Agostinho, pesquisadora do IBGE.
A queda na taxa de fecundidade, associado com o aumento da expectativa de vida, leva a um envelhecimento da população. Segundo o IBGE, a proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,7% nos anos 2000 para 15,6% em 2023.
A estimativa é que em 2070 37,8% dos habitantes do país sejam idosos, mais que o dobro de hoje.
Idade média e mortalidade infantil
A idade média da população subiu, nos anos 2000 era 28,3 anos, em 2023 passou a ser 35,5 anos e a estimativa é que chegue a 48,4 anos em 2070.
A taxa de mortalidade infantil vem caindo a cada ano, em 2000 a taxa era de 28,1 por mil nascidos, em 2022 passou a 12,4 por mil nascido. A projeção é que a queda continue, e que até 2070 atinja 5,8 mil.
Leia também
"Número de abstenções superou os votos conquistados pelo vencedor", se surpreende juiz de direito em entrevista à Rádio CBN Santos
Mulher morre após afogamento na Praia da Enseada
Portuários Stadium abre temporada de competição de muay thai na Baixada Santista
Guarujá fortalece sinalização viária nas principais vias da cidade
Deputada do PL exige justificativa em relação a criminosos venezuelanos que recebem BPCE no Brasil
Operação em São Paulo prende homem apontado como principal abastecedor do tráfico na Baixada Santista
Polícia investiga possível homicídio em Guarujá após corpo de homem ser encontrado na rua
Deputada do PL exige justificativa em relação a criminosos venezuelanos que recebem BPCE no Brasil
Bertioga: ataque durante festa junina resulta na morte de homem por facadas; suspeito foge
LIDE Mulher Litoral Paulista reúne lideranças em Jantar-Debate sobre Arte Sustentável com Bia Doria