A unidade adotou o sistema de senhas para conseguir atender a população
Nathalia Jesus Publicado em 15/06/2023, às 12h19
Moradores do Jardim Irmã Dolores, em São Vicente, estão revoltados com a fila de espera para atendimento na Unidade de Saúde da Mulher Capistrano nesta semana.
Sob anonimato, uma moradora relatou ao jornal A Tribuna que é preciso chegar de madrugada para conseguir uma senha de atendimento na unidade. Na manhã da última segunda-feira (12), foram distribuídas 20 senhas para consultas, 20 para retorno e 15 para exame preventivo.
“Eles falam: ‘Vamos nos prevenir das doenças’. Mas, quando você chega na fila para marcar uma consulta, é horrível. (...) Eles também falam que não tem necessidade de madrugar para marcar a consulta, mas, se não chegar cedo, perde”, afirmou a moradora. No entanto, ela ressaltou que os profissionais disponíveis prestam um ótimo atendimento.
Outra mulher que também frequenta a unidade de saúde disse que “é muito difícil conseguir marcar consulta, e quando conseguimos, o retorno demora ainda mais. Muitas vezes, os exames já passaram de três meses”. Ela também pede por mais vagas para consultas e mais agilidade na realização dos exames.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), afirma que a unidade tem duas equipes e dois médicos também são responsáveis por atender mulheres. A Sesau destaca que a Unidade de Saúde da Mulher é voltada a mulheres e gestantes de risco de toda a Área Continental, com consultas específicas para esse tipo de atendimento.
O agendamento é feito por meio das demais unidades básicas de Saúde (UBSs) e estratégias de Saúde da Família (ESFs) da Cidade.
Leia também
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos