Meio Ambiente

Guarujá desenvolve plataforma para monitorar descarte irregular de lixo

A plataforma foi feita a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Guarujá desenvolve plataforma para monitorar descarte irregular de lixo - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá
Guarujá desenvolve plataforma para monitorar descarte irregular de lixo - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 01/02/2024, às 11h28


Guarujá, no litoral de São Paulo, inova ao lançar uma plataforma on-line colaborativa de referenciamento geográfico para combater o descarte irregular de lixo.

Conforme informações do G1, desenvolvida a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ferramenta permite que os moradores registrem ocorrências de resíduos em qualquer local da cidade, simplesmente marcando um ponto no mapa.

A plataforma, disponível neste link, apresenta uma imagem de satélite da cidade como plano de fundo. Ao navegar pelo mapa, os moradores podem identificar áreas com descarte inadequado de lixo.

Após essa marcação, um formulário é disponibilizado para que detalhes da denúncia sejam fornecidos, incluindo informações sobre o tipo de lixo, endereço, ponto de referência, e até mesmo a opção de anexar fotos e documentos, promovendo um monitoramento eficaz e participativo.

Os registros feitos por meio dessa plataforma inovadora terão um papel crucial no desenvolvimento do Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar em Guarujá. Esses dados não só contribuirão para ações específicas nas áreas litorâneas, mas também desempenharão um papel fundamental na gestão de resíduos em ambientes urbanos.

A Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) estará apta a empregar a plataforma para orientar a limpeza dos locais identificados pelos moradores. Além disso, a ferramenta fortalecerá os esforços de fiscalização, proporcionando uma abordagem mais eficaz na abordagem e solução dos problemas relacionados ao descarte irregular de lixo.