CONQUISTA

Helena Fraga representará a Baixada Santista na Convenção Internacional da Rede Sem Fronteiras

Ela levará seu trabalho literário e poético, destacando suas raízes portuguesas e paixão pela cultura lusitana

Ela levará seu trabalho literário e poético, destacando suas raízes portuguesas e paixão pela cultura lusitana - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Ela levará seu trabalho literário e poético, destacando suas raízes portuguesas e paixão pela cultura lusitana - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Alanis Ribeiro Publicado em 14/08/2024, às 12h16


A escritora vicentina Helena Fraga será a única representante da Baixada Santista na Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras, que celebrará o décimo aniversário da organização em Mossoró (RN) e Fortaleza (CE), de 19 a 25 de agosto. 

A Rede Sem Fronteiras promove a cultura e a língua portuguesa através de uma ampla rede de membros e parceiros internacionais. Com sede em Lisboa, Portugal, possui influência em mais de 30 países incentivando o intercâmbio cultural.

Helena apresentará algumas de suas obras mais recentes, sendo elas os livros ‘Grande Travessia’, ‘Aconchego’, ‘Transforme-se’ e ‘Retalhos’. 

Além disso, ela levará seu trabalho literário e poético, destacando suas raízes portuguesas e paixão pela cultura lusitana. Ela expressa orgulho em participar do evento e celebrar a cultura que a encanta.

No ano passado, Helena recebeu o prêmio Magnífica Sem Fronteiras e foi a segunda colocada em prosa no concurso Sem Fronteiras pelo Mundo.

“Ter esse reconhecimento é uma honra muito grande para mim, não só como escritora e poetisa, mas principalmente pelos laços afetivos que sempre tive com Portugal, seu povo, sua cultura, suas músicas, seus sabores e tudo que sempre fez parte da minha vida”, orgulha-se.

Programação do evento:

De 19 a 21 de agosto, Mossoró realizará a XX Jornada Cultural do Museu do Sertão, que incluirá o enterramento da Cápsula do Tempo, uma parceria com a Rede Sem Fronteiras, a ser aberta em 2074. O evento também contará com visitas a universidades, uma cerimônia acadêmica, um tour histórico-cultural e outras atividades socioculturais.

De 22 a 25 de agosto, Fortaleza sediará diversos eventos culturais, como uma cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, uma Feira Literária e de Empreendedorismo, exposições de artes plásticas e visuais, performances culturais e um Baile de Gala. A Convenção Internacional da Rede Sem Fronteiras, apoiada por entidades culturais e pela Secretaria de Cultura, oferecerá oportunidades para escritores, artistas e empreendedores, com detalhes disponíveis no site oficial.